Memória Titulo História
Acreditem, estamos no Centro de São Bernardo
Ademir Medici
26/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


 O armazém dos Ritucci ficava na Rua Marechal Deodoro. O quintal era enorme. Estendia-se até a Rua Santa Filomena e atingia a Rua Rio Branco, onde está a agência do Banco Itaú, no Largo da Matriz.

No quintal plantava-se, fazia-se e engarrafava vinho. Os filhos de Caetano Ritucci e Marieta Mascotto aqui nasceram, cresceram, brincaram, tornaram-se adultos. Construíram história.

A história de vida familiar está sintetizada em fotos como as de hoje, descobertas e digitalizadas pelo professor Maurício Ceccato e identificadas pelas queridas irmãs gêmeas Assunta e Conceição.

 

Em 26 de agosto de...

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘aviadores russos lançam bombas nos arredores de Constantinopla: 41 mortes, muitos feridos e pânico’.

1920 – Emenda constitucional aprovada nos Estados Unidos aprova o direito de voto às mulheres.

1935 – Aparecido Sanvidotti nasce na Fazenda Conceição, em São Manoel (SP). Chega a Mauá em 1946. Eleito várias vezes vereador da cidade.

1970 – Fabio Eduardo Ramos Esquivel assassinado a tiros em Santo André, durante assalto de que foi vítima na Rua Hadock Lobo. Era filho do prefeito Evandro Esquivel e diretor administrativo da Prefeitura de Diadema.

 

Diário há 30 anos

Domingo, 25 de agosto de 1985 – ano 28, nº 5912

ESPECIAL – ‘Socos e pontapés. O trem vai sair’. Com este título, o jornalista Tião Barbosa focalizava o transporte ferroviário de passageiros a partir das estações do Grande ABC. Era sempre confusão nas horas de pico, tão bem simbolizada nesta charge de Juarez Correa.

“Historicamente, o que nos deu solidez foi a ferrovia”, declarava o prefeito Newton Brandão, de Santo André, ao repórter Tião Barbosa.

“Dos 900 mil passageiros diários da linha, 160 mil utilizam o trem no trecho de São Caetano a Ribeirão Pires”, informava a reportagem.

 

MAUÁ – ‘Viscondinho, 50 anos. Só o casarão não sobrou’. Em texto ilustrado, focalizava-se a história da mais antiga escola da cidade.

SERRA DO MAR – Numa segunda reportagem da série, João Colovatti mostrava, em verdadeiros cartões postais, os clubes náuticos às margens da Represa Billings.

 

Hoje

Dia Internacional da Igualdade da Mulher

Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

 

Santos do Dia

Na estampa, Santo Zeferino foi papa entre os anos 199 e 217. Martirizado junto com o bispo Santo Irineu e sepultado numa capela nas catacumbas que mandou construir em Roma.

Isabel Richier

Joana Isabel

 

Capital Brasileira

Hoje é aniversário de Campo Grande (MS).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;