Política Titulo Santo André
Grana tem queda e recebe nota 4,1 do eleitorado andreense

Aprovação da administração de Sto.André oscilou
negativamente de 21,5% para 18,1%; rejeição subiu

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
04/08/2015 | 12:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Completados dois anos e meio de mandato, o governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), registrou queda de aceitação e recebeu nota 4,1 dos munícipes ouvidos pelo DGABC Pesquisas, em levantamento encomendado pelo Diário. O número caiu 0,5 em relação a janeiro, data da sondagem anterior, quando o petista adquiriu 4,6 do eleitorado. O fator se reflete nos índices de avaliação da gestão no período. A aprovação da administração oscilou para baixo no semestre: saindo de 21,5%, há seis meses, para os atuais 18,1%, sendo 1,1% de ótimo e 17% de bom.

A rejeição ao governo Grana teve ligeira alta dentro deste contexto. Na oportunidade, o percentual daqueles que reprovam a gestão do PT era de 42,7%, sendo 20% de ruim e 22,7% de péssimo. Hoje, o índice dos que criticam a condução do Executivo subiu 2,1 pontos percentuais, ficando em 44,8%, o que engloba 17,8% de ruim e 27% de péssimo. Em contrapartida, o estudo identificou projeção do aumento da regularidade. Isso porque o número era 31%, na pesquisa anterior, e foi para 32,8%, incluindo neste quadro 14,5% de regular mais para bom e 18,3% de regular para ruim.

O aperto nos cintos devido à dificuldade financeira, provocada principalmente pela desaceleração da receita, tem afetado o cumprimento de alguns prazos para entrega de projetos prometidos durante a campanha eleitoral. Recentemente, Grana garantiu, no entanto, que 84% das propostas estipuladas no plano estão prontas ou em processo de execução, com contrato assinado. O Paço espera, por exemplo, elevar a quantidade de moradias populares e inaugurar a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Pedroso, o que deve ampliar de 6% para 25% a capacidade de produção própria.

Outro item projetado é adiantar o plano de obras viárias com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), no valor de US$ 125 milhões, que teve aval da instituição. Entre as intervenções estão a segunda alça do Viaduto Antônio Adib Chammas, no Centro, e o alteamento da Avenida dos Estados, na altura do Viaduto Castelo Branco, no bairro Santa Terezinha.

CONCEITO

A partir do perfil da população, a gestão é mais bem avaliada na faixa etária de 35 a 44 anos, com 25% de aceitação. No quesito escolaridade, recebeu índice mais satisfatório entre aqueles com nível analfabeto e Fundamental incompleto, com 28,8%. Por outro lado, tem reprovação maior junto ao eleitorado com 60 anos ou mais, com 47,6%, e aqueles com Superior completo, com 50,9%.

Eleitores de Grana deram conceito 5 à administração do ex-deputado estadual, enquanto os votantes do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) ofereceram nota 3,4.

O levantamento escutou 400 moradores na terça-feira.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;