Automóveis Titulo Economia
Economia na hora de acelerar

Novo motor 1.0 TSI de 105 cv da VW passa a equipar o Up!; versão Speed chega como topo de linha

Oscar Brandtneris
Especial para o Diário
31/07/2015 | 15:35
Compartilhar notícia
Divulgação


Economia e desempenho andando juntos: eis a regra da Volkswagen para colocar no mercado nacional o Up!, agora equipado com o novo motor 1.0 TSI. Sim, a família de propulsores com turbocompressor, que foi trazida na versão 2.0 (no Tiguan), agora ganhou um irmão mais barato, que gasta pouco, mas garante suprir as necessidades do consumidor sem maiores complicações.

Começamos pela potência: a novidade rende até 105 cv – a 5.000 rpm (com etanol). O torque é de 16,8 mkgf e são 184 km/h de velocidade máxima. Se compararmos com os números do motor 1.0 MPI, são 23 cv a mais (isso, a configuração sem turbo tem 82 cv). Além dos números, seu poder de aceleração impressiona: 0 a 100 km/h em 9,1 segundos.

E, continuando com as novidades, lá vai mais uma: a inédita versão Speed Up! Nela, design único por fora – com retrovisores e faixas adesivas na cor azul, teto e para-choques com pintura especial em preto –, além do interior completamente escurecido no teto, painel e bancos, dando um ar esportivo e diferenciado ao pequeno hatchback.

Ele é completo de fábrica, o único opcional é o Maps & More, uma tela sensível ao toque, que reúne funções como rádio, dados de navegação e conectividade, tudo com simplicidade de comandos e fácil manuseio. Bastante intuitivo.

PÉ EMBAIXO

Assim que damos a primeira acelerada no Speed Up! (configuração avaliada pelo Diário durante o lançamento), já dá para notar seu poder. Ele é invocado até mesmo nas subidas, arrancadas, ultrapassagens e retomadas de velocidade. Seu vigor dá a impressão de estarmos a bordo de um carro com motor maior. E vale lembrar que o 1.0 TSI é o primeiro com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no País.

Sobre o consumo, plena satisfação. Entre São Bernardo e a cidade de Itapetininga (no Interior), emplacamos média de 17 km/l na estrada, informou o computador de bordo do modelo. Em resumo, potência extra e bolso cheio.
CONFIGURAÇÕES

Apenas o Take Up! (modelo de entrada) ficará sem a opção do motor TSI. Todo o resto da família poderá ser equipada com o novo bloco.

Com o já conhecido 1.0 MPI, o Up! parte de R$ 30.660. Já com o propulsor apimentado, preço é de R$ 43.490 – versão Move Up! Para colocar a novidade Speed Up! na garagem, o consumidor precisa desembolsar R$ 49.990. É caro para um carro compacto, mas sempre há quem preze pelo custo-benefício somado a detalhes como tecnologia, boa mecânica e, sim, diversão.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;