Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 24 de Novembro

|

Max º Min º
Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Economia

Publicado em domingo, 30 de julho de 2000 às 20:00 Histórico

Empresas partem para a quarteirizaçao

Um novo conceito na gestao de negócios começa a ser difundido no mercado. É a quarteirizaçao, uma evoluçao da terceirizaçao, que começa a provocar muita polêmica. A expressao nao é recente, mas foi resgatada com o lançamento do livro Quarteirizaçao - Redefinindo a terceirizaçao, da Badejo Editorial, de Newton Saratt, Adriano Dutra da Silveira, Rogério Pires Moraes e Arlindo Daibert.

O mecanismo da quarteirizaçao é simples. Começa quando a empresa concede a terceiros a execuçao de atividades internas, como alimentaçao, jardinagem, limpeza, impressao e departamento de pessoal. Esta parceria está bastante difundida e visa reduzir custos, redefinir perfis e tornar as empresas mais competitivas. Com a consolidaçao deste processo é que surge uma outra empresa para gerir as relaçoes entre a tomadora de serviços e a terceirizada. Na quarteirizaçao, a funçao básica é fiscalizar o trabalho de terceirizaçao e propor alternativas.

Um dos autores do livro, Newton Saratt enumera três fatores importantes para que uma empresa contrate uma quarteirizada em vez de usar o próprio controle interno. ``Reduçao de custos, pela redefiniçao das estruturas de controle internas; eliminaçao dos riscos jurídicos e econômicos decorrentes da terceirizaçao; e preservaçao da imagem do cliente no mercado, mediante a seleçao e o acompanhamento das terceirizadas''.

A polêmica surge quando a quarteirizada passa a ser uma empresa da administraçao pública. Na opiniao de Arlindo Daibert, agências reguladoras - como a Anatel e a Aneel - sao bons exemplos de quarteirizaçao. ``A Anatel pratica a quarteirizaçao toda vez que precisa fiscalizar ou punir a Telefônica ou a Telemar. O problema é que os administradores da agência nao têm consciência de que, na prática, realizam essa funçao'', ressalta.

A tese nao é reconhecida por empresas públicas que, teoricamente, sao contratadas com esse objetivo. A assessoria de imprensa da Anatel diz nao reconhecer o termo. Define a agência como uma ``autarquia especial, administrativamente independente, financeiramente autônoma e que nao se subordina hierarquicamente a nenhum órgao de governo''.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC



Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista Notícias do dia 24 do 11 de 1999 Notícias do dia 24 do 11 de 2000 Notícias do dia 24 do 11 de 2001 Notícias do dia 24 do 11 de 2002 Notícias do dia 24 do 11 de 2003 Notícias do dia 24 do 11 de 2004 Notícias do dia 24 do 11 de 2005 Notícias do dia 24 do 11 de 2006 Notícias do dia 24 do 11 de 2007 Notícias do dia 24 do 11 de 2008 Notícias do dia 24 do 11 de 2009 Notícias do dia 24 do 11 de 2010 Notícias do dia 24 do 11 de 2011 Notícias do dia 24 do 11 de 2012 Notícias do dia 24 do 11 de 2013 Notícias do dia 24 do 11 de 2014 Trânsito Santo André Trânsito São Bernardo Trânsito São Caetano Trânsito Mauá Trânsito Diadema Trânsito Ribeirão Pires Trânsito Rio Grande da Serra Tags das notícias