Setecidades Titulo Segurança
Roubo e furto de veículos caem mais de 30% na região

Estatísticas divulgadas pela SSP apontam redução
tanto no comparativo mensal quanto no semestral

Camila Galvez
do Diário do Grande ABC
28/07/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Divulgação


A criminalidade segue em queda na região, conforme as estatísticas divulgadas ontem pela SSP (Secretaria da Segurança Pública). Tanto no comparativo entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período do ano passado quanto entre os meses de junho de 2014 e 2015, houve redução em todos os dados avaliados, assim como na divulgação dos índices referentes a maio.

No semestre, as quedas mais expressivas são de roubo e furto de veículos, com diminuição de 31,89% e 33,68%, respectivamente. A tendência é a mesma observada na Capital e no Estado, que registraram queda no número de roubos de veículos em 18,76% e 26,13% e em furto, 11,79% e 11,33%, respectivamente.

De acordo com o comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, os dados são reflexo do trabalho integrado entre as forças policiais. “A cada mês aprendemos com os erros e acertos e verificamos o efeito cumulativo das estratégias que são adotadas. Desta forma, é natural que os resultados comecem a ser mais expressivos”, destaca.

Coronel Cortez afirma ainda que a Lei dos Desmanches, que recentemente completou um ano no Estado, também contribui para a diminuição. “Ainda não mensuramos o impacto, mas sabemos que existe porque trouxe mais um dispositivo no combate ao crime.”

Outra preocupação da área da Segurança pública na região, o número de roubos gerais também apresentou queda em ambos os cenários avaliados. No comparativo entre os semestres, teve redução de 5,03% na região. Já entre junho deste ano e o mesmo mês do ano passado, a queda foi um pouco menor, de 4,81%.

O comandante da PM acredita que isso se deve ao fato de que, desde o início deste ano, estão sendo comparados períodos nos quais a Delegacia Eletrônica já estava em pleno funcionamento. “Sabemos que a possibilidade de fazer o registro on-line refletiu diretamente nas estatísticas de roubos em geral. Além disso, temos pesquisas que apontam que há notificação fraudulenta, como, por exemplo, casos de pessoas que perdem o celular e fazem o boletim de ocorrência de roubo por causa do seguro. Por isso, reforçamos a exigência em relação ao registro desse tipo de crime”, explica, destacando a necessidade de se informar o IMEI (número de identificação do aparelho) no momento em que o boletim de ocorrência é feito.

Já no caso dos homicídios, em que também houve queda de 19,86% no comparativo semestral e 21,05% no mensal, coronel Cortez é cauteloso. “É um crime de difícil prevenção, pois muitas vezes acontece dentro de casa, entre familiares. No caso dos assassinatos relacionados ao tráfico de drogas e consumo de álcool, reforçamos o policiamento nos locais onde são mais comuns, a fim de inibir o potencial homicida.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;