Setecidades Titulo Reforma
Ribeirão Pires investirá R$ 609 mil para construção de portal turístico
Daniel Tossato
Do Diário OnLine
27/07/2015 | 14:44
Compartilhar notícia


Conhecida por ser a Estância Turística do Grande ABC, Ribeirão Pires está pleiteando verba federal para revitalizar os portais da cidade. Orçada em R$ 609 mil, a obra aguarda apenas liberação do valor junto à Caixa Econômica Federal para ter início, o que deve ocorrer ainda neste semestre. O Diário percorreu as sete cidades da região e visitou os portais e totens que ainda demarcam as entradas e saídas destes municípios.

Segundo o Secretário de Obras de Ribeirão Pires, José Carlos Agnello, a revitalização dos dois portais principais da cidade tem como objetivo a consolidação de Ribeirão Pires como Estância Turística. “Todos conhecem os portais da cidade e por isso, achamos importante a conservação. Um tempo atrás um veículo se chocou contra um deles e a administração se viu obrigada a reformar a obra. Queremos deixar a cidade sempre bonita para recebermos os visitantes”, explicou.

O projeto terá além da entrada de boas-vindas da cidade, um escritório de atendimento turístico, situado na Avenida Keith Richers. “Esse dinheiro poderia ser utilizado para outra coisa, como uma creche por exemplo”, disse o aposentado Domingos Januzzi, 78 anos, que mora em Ribeirão há 44 anos e entende que o município, mesmo com o esforço de se elevar à categoria de estância turística, deveria investir em outras prioridades. “Para mim o portal não é importante”, concluiu.

Já Nelson Lourenço, 82, tem uma visão positiva da presença dos portais. Morador da cidade desde que nasceu,  Lourenço gosta da ideia de reforçar a imagem turística do lugar, mas lembra também que há coisas mais necessárias para se fazer. “Com certeza é importante trazer esse tipo de investimento, que aposta no turismo, mas ainda temos ruas sem asfalto."

Rio Grande da Serra também ostenta um grande totem de boas-vindas, que fica na rotatória principal do município. “Não vejo muita utilidade para este tipo de coisa. Um tempo atrás ele caiu devido às fortes chuvas, mas ainda bem que não feriu ninguém”, disse o taxista Carlos Alberto, 56.

Luis Santos, 23, não sabia que aquele totem funcionava como um portal para a cidade. “Nossa, não sabia que era um portal ou algo do tipo, já que ele não fica em nenhuma entrada".  André Santos, 20, diz que esse tipo de construção é como um cartão de boas-vindas para quem chega no município. “Acho muito importante. Acredito que os portais agem como um sorriso para quem está chegando ou partindo do município”, explica.

Mauá conta com dois monumentos na entrada principal, na Avenida João Ramalho. O mais antigo tem o nome da cidade e o outro é um totem confeccionado com pedras extraídas em Mauá para celebrar o aniversário de 50 anos de emancipação da cidade em 2004. Segundo a Prefeitura, ambas as obras passam por limpeza periódica realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos, que aparam e fazem a roçagem do gramado onde estão instalados.

A Prefeitura de Santo André informa que executou a reforma de todos os totens que fazem divisa com a cidade, sendo que no dia 1º de julho, o prefeito Carlos Grana (PT) entregou o Marco Rotário, do Rotary Club totalmente reformado.

São Caetano, que já ostentou belos portais em suas divisas, respondeu que não tem em pauta nenhuma discussão de retomar qualquer tipo de sinalização municipal para delimitar as fronteiras da cidade.

São Bernardo não respondeu até o fechamento da reportagem.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;