Setecidades Titulo Luto
Morre aos 62 anos o jornalista Édison Motta
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/07/2015 | 11:25
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Morreu na manhã desta segunda-feira aos 62 anos, no Hospital Brasil, em Santo André, o jornalista Édison Motta, vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo de 1976 com uma série de reportagens publicadas no Diário e intitulada “Grande ABC, a metamorfose da industrialização”. Ele estava internado desde 1º de maio.

Ainda não está definido o local do velório. O corpo de Motta deverá ser sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá, em horário também a ser marcado.
 
A carreira - Em São José dos Campos, onde morava aos 15 anos, Motta criou o Avanço Juvenil, um jornal impresso em mimeógrafo e distribuído pelo Correio para várias partes do Brasil.

Depois veio para o Grande ABC e, em São Bernardo, começou a auxiliar na edição do Expositor Cristão, jornal oficial da Igreja Metodista. Ainda muito jovem teve uma primeira passagem pelo Diário. Fixou-se no jornal no primeiro semestre de 1972.

Galgou várias posições, de repórter a editor da Geral (hoje Setecidades). Atuou também na área da reportagem política, revezando-se com o jornalista Aleksandar Jovanovic numa coluna diária sobre o tema na página dos editoriais.
 
Prêmios - No Diário, Motta conquistou mais dois prêmios, pela cobertura dos 70 anos da imigração japonesa ao Brasil, em 1978, que o levou a uma viagem ao Japão, e o São Bernardo de Jornalismo, instituído pela Prefeitura de São Bernardo na Administração do prefeito Tito Costa (1977-1982).

Motta foi também correspondente no Grande ABC do Jornal do Brasil e atuou em jornais como a Folha de São Paulo. Ultimamente prestava assessoria política ao ex-vereador Admir Ferro, de São Bernardo.

Arguto, investigativo, preocupado com o Grande ABC, Motta tinha livre trânsito em várias áreas, o que o levou a produzir reportagens importantes e artigos analíticos sobre política e economia. A última homenagem recebida foi em junho de 2008: uma placa de honra ao mérito pela conquista do Prêmio Esso, entregue durante a festa do 15º Prêmio Desempenho da Editora Livremercado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;