Política Titulo Articulação
Kassab intensifica pressão para ter Maranhão no PSD

Prefeito de Rio Grande da Serra, hoje no PSDB, mudaria de partido com bênção de ministro para viabilizar parceria com o PT

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
26/07/2015 | 07:31
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC:


O ministro das Cidades e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, intensificou lobby para trazer a seu partido o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, hoje no PSDB. A mudança integra estratégia para formalizar apoio do PT local à candidatura do projeto de reeleição do atual tucano. Na semana passada, Maranhão esteve com Kassab em Brasília. Diz que o encontro foi para discutir liberação de recursos para obras de Mobilidade Urbana no município. Entretanto, a filiação esteve na pauta.

A ida de Maranhão para o PSD é defendida internamente pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). O petista mostra-se entusiasta da reeleição de Maranhão, a despeito de o ex-vereador Claudinho da Geladeira (PT) ter lançado pré-candidatura ao Paço.

O Diário apurou que Marinho até comunicou Claudinho de suas preferências em Rio Grande. Tanto que, se o ex-vereador quiser mesmo levar adiante o projeto eleitoral, terá de buscar recursos sem ajuda do chefe do Executivo são-bernardense.

O apoio declarado de Marinho a Maranhão só tem um obstáculo: se o prefeito rio-grandense ficar no PSDB. O petista já disse ao seu sucessor no comando do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC que migração ao PSD abriria até possibilidade de indicação de um petista na chapa majoritária, compondo como vice.

“Tenho muita gratidão pelo Kassab e pelo trabalho que ele vem desenvolvendo nessa Pasta tão importante que ele administra. O PSD faz parte da base de aliados do governo e serei candidato à reeleição pelo PSDB”, afirmou Maranhão. No entanto, questionado sobre possibilidade de projeto eleitoral pelo PSD, o prefeito sempre despistou e reiterou elogios a Kassab.

A prova maior de que o PT não está alinhado com a candidatura de Claudinho a prefeito foi a contratação de petistas importantes da cidade para a gestão tucana. Até mesmo fundadores do petismo no município decidiram aderir à candidatura de Maranhão. Vice de Claudinho em 2012, Cida Santos se filiou ao PTN e disparou ataques ao antigo aliado.

O ex-vereador diz que mantém a candidatura e afirma que Maranhão “compra aliados” às vésperas da eleição por desespero. Mas, internamente, não esconde abatimento com a situação, principalmente com a ausência de apoio da nata do petismo.

Há duas semanas, o presidente do PT estadual, Emidio de Souza, esteve no Grande ABC e indicou que a sigla teria de apoiar aliados mais bem posicionados nas pesquisas. Recado foi para São Caetano, porém militantes de Rio Grande da Serra também vestiram a carapuça e enxergaram ser positivo, agora, reforçar a bancada de vereadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;