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Picape da pesada

Toyota Hilux Limited Edition é a série especial com visual invocado e robustez de sobra

Vagner Aquino
24/07/2015 | 07:00
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Denis Maciel/DGABC


Um dos grandes pontos fortes da Toyota Hilux – além da parrudez – é a mecânica. Mas isso nem é mais novidade, pois como dizem por aí, a marca japonesa é inimiga das oficinas... O fato é que o conjunto do modelo topo de linha Limited Edition (série especial, limitada a 3.000 unidades e que carrega embaixo do capô o motor 3.0 16V turbo movido a diesel, de até 171 cv) é completamente linear.

Um de seus pontos fortes é a transmissão (automática de cinco velocidades) que casa perfeitamente com o propulsor, deixando a viagem mais cômoda e os gastos na medida. Aliás, poderia, sim, beber menos – fez 8,9 km/l durante o teste realizado pelo Diário.

Bom, mas quem está mandando nesta edição são os pesados, então, vamos falar de capacidade. A Hilux (segunda picape média mais vendida do Brasil, só perde para a Chevrolet S10, que lidera o mercado há 20 anos, quando foi lançada) carrega até 1.000 quilos de carga na caçamba – que por sua vez tem 1,52 metro de comprimento, 1.52m de largura e 45 centímetros de altura. Para cobri-la, há capota marítima.

Cheia ou vazia, a dirigibilidade é ímpar por aqui. Claro, isso é mérito, também, de tecnologias como controle de estabilidade e de tração. Na hora de parar, a mesma comodidade. Estão presentes freios antitravamento com distribuição de força e assistente de frenagem em caso de emergência.

E se você é daqueles que pega estrada, não tem por que se preocupar. A tração é 4x4 com reduzida para os trechos mais severos. Mas, aqui, uma ressalva: enquanto tantas outras usam botão giratório para selecionar o melhor modo, a Toyota ainda insiste na arcaica alavanca. Sim, aquela que fica ali atrás do câmbio (vide foto acima).
O isolamento acústico não é tão bom. E os indesejáveis chacoalhões também seguem firmes na Hilux Limited Edition.

Agora, que o visual da versão em questão é invocado, ah, isso é! As rodonas (de 17 polegadas) são pretas, assim como os apliques do para-choque da frente. Tem soleiras personalizadas, estribos laterais, santantônio, entre outros diferenciais. Os adesivos em alusão a versão vão colados nas laterais. Um belo conjunto que não sai por menos de R$ 182.850.




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