Política Titulo Mauá
Sindicância aponta ato ilegal de Atila na Sama

Formada por Donisete, comissão indica que houve irregularidade em ligações de água quando comunista comandava autarquia

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


A comissão de sindicância formada pelo prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), para apurar indícios de irregularidade em ligações de água na gestão do deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB) na Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) concluiu que houve ilegalidades no episódio relatado no ano passado e levou adiante procedimentos internos para eventual punição de envolvidos. Petista e comunista estão rompidos politicamente desde abril.

Análise do grupo foi publicada oficialmente na tarde de ontem. “Diante de toda a análise fático legislativa, a presente comissão de sindicância apurou que há indícios e provas inequívocas que se possa imputar contra a Sama, em relação a todo ocorrido. Notamos que existe coerência nos documentos apresentados, assim como, na exposição dos convocados, os quais são comprovadas de forma inconfundível, a existência concreta de irregularidades sobre ligações de água promovidas pela autarquia, denotando um comportamento contrastante aos preceitos legais”, publicou José Manuel de Lira, presidente do bloco e funcionário da Secretaria de Assuntos Jurídicos do Paço.

Em março de 2014, o Diário mostrou que moradores da Viela Kossap, no Jardim Itapeva, relataram terem participado de reunião com Atila em que o comunista prometeu fornecimento de água gratuito se eles depositassem o voto à sua tentativa de eleição para a Assembleia Legislativa em outubro. O local é fruto de ocupação e não dispõe de preceitos legais para ligação de água. Atila foi eleito deputado estadual.

Com a decisão da comissão de sindicância, fica aberto agora o PAD (Processo Administrativo Disciplinar), procedimento que visa apontar os responsáveis pela irregularidade. Até agora, o grupo de investigação não indicou nomes de quem poderia ter cometido o ato ilícito. Não foi informado prazo para conclusão desta etapa de apuração.

Por nota, o governo de Donisete Braga apenas confirmou que a comissão encontrou irregularidades nas ligações de água no bairro. Atila não retornou aos contatos da equipe do Diário, assim como Paulo Sérgio Pereira, superintendente da Sama que substituiu Atila durante o período eleitoral.

As ligações de água na Viela Kossap foram alvo de investigação na Sama, comandada por Israel Aleixo, antigo aliado de Atila. Nenhuma irregularidade foi apontada à ocasião. Em maio, semanas depois do rompimento político com o comunista, Donisete determinou a reabertura da sindicância, desta vez a cargo de funcionários da Prefeitura – muitos de sua extrema confiança.

Donisete decidiu exonerar Atila e seus aliados da Sama depois de o comunista adiar anúncio de apoio à candidatura à reeleição do PT ao Paço de Mauá. Atila costura ser postulante à Prefeitura em 2016, contra Donisete. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;