Economia Titulo Na região
Parte das agências do INSS seguem fechadas

Por causa da greve, unidades de Diadema, Mauá e Ribeirão ficaram sem atendimento

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
11/07/2015 | 07:26
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Os servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) da região seguem em greve, como parte da mobilização em todo o País, para conseguirem recuperar perdas salariais desta década. Ontem, as agências de Diadema, Mauá e Ribeirão Pires ficaram fechadas, enquanto as de Santo André e São Bernardo operaram parcialmente, e a de São Caetano funcionou normalmente, segundo representantes da categoria.

Uma das principais reivindicações é a recomposição inflacionária, calculada em 27,3% para os últimos cinco anos, segundo as entidades que representam os trabalhadores no órgão federal. Há ainda o pleito por realização de concurso público para médicos peritos, técnicos e analistas no INSS, melhores condições de trabalho, reformas nos prédios e acesso a produtos básicos de higiene (sabão, papel higiênico etc.), data-base para 1º de maio para todos os servidores públicos federais, direito de greve e negociação coletiva no serviço público e incorporação de parte das gratificações no vencimento básico. Por sua vez, o governo ofereceu 21% de reajuste, mas parcelado pelos próximos quatro anos, o que foi rejeitado pelas entidades dos empregados.

A greve, que é por tempo indeterminado, continua na segunda-feira, segundo o representante do Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo), Vagner Santos. Ele participou de assembleia estadual dos empregados ontem à tarde na Capital, em que os funcionários votaram pela continuidade do movimento. Na segunda, está prevista reunião do comando nacional de greve com o ministro da Previdência, Carlos Gabas, e a presidente do INSS, Elisete Berchiol.

O QUE FAZER - Para quem está querendo dar entrada no benefício ou entrar com recurso administrativo, o INSS informa que os segurados que possuam agendamento para comparecer a uma agência da Previdência Social, e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores, terão a data remarcada.

O reagendamento será realizado pela própria unidade e o segurado poderá confirmar a alteração ligando para a Central 135. Por esse número de telefone também será possível se informar em quais unidades não haverá atendimento, para orientar os cidadãos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;