Setecidades Titulo São Caetano
UBS do bairro Oswaldo Cruz passará a funcionar até as 23h

Programa Terceiro Turno atenderá pacientes a partir de terça-feira

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
03/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A UBS (Unidade Básica de Saúde) Nair Spina Benedicts, no bairro Oswaldo Cruz, em São Caetano, terá o atendimento estendido até as 23h a partir de terça-feira. A iniciativa é a primeira do Programa Terceiro Turno, que será lançado na própria terça, às 19h, com a presença do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), na unidade, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 1.153.

De acordo com Pinheiro, a ideia é proporcionar acesso aos moradores que não podem passar por consulta no horário comercial por estar no trabalho ou em outra atividade. “O atendimento será feito por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento a partir das 19h. Porém, emergências graves continuarão a ser atendidas no Hospital Albert Sabin e no Complexo Hospitalar Maria Braido. Para tanto, haverá ambulância disponível para o transporte, caso seja necessário”, explica. Para passar por consulta, será necessária a apresentação do Cid Card, registro criado exclusivamente aos moradores de São Caetano que privilegia o acesso ao atendimento público de Saúde.

A equipe do Terceiro Turno contará com médicos pediatras e clínicos gerais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmácia satélite, recepcionistas, segurança e limpeza. Por enquanto, a única unidade a receber a iniciativa é a do bairro Oswaldo Cruz, mas, conforme o chefe do Executivo, será avaliada a demanda das demais e estudada a possível ampliação do horário.

Atualmente, a cidade conta com dez UBSs, com atendimento de segunda a sexta-feira. Oito delas funcionam das 7h às 17h. Na UBS Amélia Richard Locatelli, localizada no bairro Santa Maria, a operação vai até as 21h.

Quem comemorou a iniciativa da Prefeitura foi o vereador professor Pio Mielo (PT), cuja principal bandeira do mandato na área da Saúde era a extensão do atendimento das UBSs. “Apresentei várias indicações de requerimentos entre os anos de 2013, 2014 e a última em abril deste ano. É uma reivindicação antiga da população, uma forma de garantirmos atendimento de qualidade para o morador de São Caetano”, afirma.

Para o secretário de Saúde da cidade, Jesus Adalberto Gutierrez, além da extensão do turno, a iniciativa visa humanizar a Saúde, desafogar a fila nos hospitais municipais, diminuir o tempo de espera e de deslocamento da própria população, não necessitando que os moradores tenham que sair de seu bairro de origem para o hospital de referência do município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;