Nacional Titulo 2ª edição
Concurso literário premia a criatividade dos alunos
Caroline Garcia
Do Diário OnLine
02/07/2015 | 13:00
Compartilhar notícia
Sonia Bischain/Divulgação


Jovens entre 12 e 17 anos matriculados em escolas públicas do Grande ABC podem se inscrever para a segunda edição do concurso literário “Pode pá que é nóis que tá”. Vale tudo: letra de música, conto, carta, crônica, poesia. O importante é soltar a criatividade e a imaginação.

Em 2013, foram cerca de 150 participantes. Para este ano, a expectativa é pelo menos dobrar esse número, já que o Estado todo pode enviar os textos. “Tínhamos vontade de ampliar o trabalho e muitas pessoas também pediam, até em nível nacional. Este ano fizemos uma proposta para o Proac (Programa de Ação Cultural) e fomos contemplados. A demanda existe, mas a quantidade de concursos literários voltado para o público jovem é quase inexistente”, avalia o educador e escritor Rodrigo Ciríaco, idealizador do projeto.

Para alcançar um maior número de jovens, a aposta é formar parcerias com mídias alternativas, blogs e Facebook. “Temos também ações presenciais dentro das escolas, mas por uma questão de mobilidade, acabamos atuando mais na Capital e contamos com uma rede de colaboradores e professores para ajudar na divulgação em outras cidades”, contou Ciríaco.

Cada participante pode enviar até dois texto inéditos - não pode ter sido publicado em meio impresso ou virtual - de até três páginas, mas somente um poderá ser premiado. É obrigatório o uso de um pseudônimo, para, segundo o idealizador, não haver qualquer tipo de favorecimento. As inscrições acabam dia 14 de agosto.

Serão selecionados 40 textos que irã fazer parte da antologia literária “Pode pá que é nóis que tá – Volume III”. Entre eles, 12 serão escolhidos para ganhar prêmios em dinheiro, entre R$ 600 e R$ 150, juntamente com kit cultural com CDs e livros.

“A primeira edição só mostrou que a nossa aposta estava certa e que os jovens têm potencial literário para reflexão. O que precisa é estimular e desenvolver este talento na formação cultural e cidadã”, disse Ciríaco.

Os textos devem ser enviados para o endereço concursopodepa@yahoo.com.br. A ficha de inscrição e a autorização do responsável está disponível junto ao regulamento do concurso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;