Política Titulo Editorial
Terra arrasada
Do Diário do Grande ABC
01/07/2015 | 08:22
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


Prestes a assumir o posto de titular da Secretaria de Educação de São Bernardo, amanhã, após seis anos e meio de gestão de Cleuza Repulho, o vereador petista Paulo Dias que se prepare. O passivo acumulado pela atuação da secretária desde janeiro de 2009 é tão gigantesco que o Ministério Público chegou, inclusive, a pedir sua prisão em investigação sobre desvio de verba que deveria ser utilizada para a compra de material escolar. Será possível consertar tanto estrago?

Difícil responder à pergunta. Até porque a opção do prefeito Luiz Marinho (PT) por Paulo Dias não leva em consideração critérios técnicos, mas políticos. O chefe do Executivo precisa, ao seguir para o último ano de seu mandato de oito, de alguém que crie menos atritos com os vereadores, como Cleuza criou, pois dependerá do Legislativo se quiser ter sossego na reta final de seu governo.

A tarefa de Paulo Dias não será nada fácil. Nenhum setor, de nenhuma outra cidade, foi celeiro de tanta polêmica quanto a Secretaria de Educação de São Bernardo. A começar pelo fracasso na política de combate ao deficit de creches na cidade, que ainda hoje é de 4.600 vagas. Ele terá ainda de rever a estratégia de distribuição de merenda, totalmente desconstruída pela antecessora, que chegou a retirar refeições das crianças, sob o polêmico e frágil argumento de que estava evitando a obesidade infantil.

Enfim, trabalho não vai faltar ao vereador Paulo Dias. Que ele encontre tempo para, além de fazer a parte política exigida pelo chefe Luiz Marinho, cuidar de ramo tão importante para o futuro da cidade. Torce-se pelo seu sucesso, mas a colocação de político no comando técnico da Pasta de Educação coroa, da maneira mais negativa possível, os lamentáveis episódios envolvendo o setor no Grande ABC nos últimos dias. O que a população deveria esperar, afinal, de região onde determinado prefeito resolveu plagiar e enviar para a aprovação dos vereadores, na maior cara de pau e sem sequer fazer as mínimas adequações, o plano nacional do segmento? O cenário, infelizmente, é de terra arrasada.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;