Política Titulo Estagnação
Serra: Petrobras não tem caixa para participação em pré-sal
30/06/2015 | 17:04
Compartilhar notícia


O senador José Serra (PSDB-SP) disse que a obrigatoriedade de a Petrobras ser operadora única no pré-sal é um "ônus" para a empresa neste momento e que a estatal não tem caixa para cumprir com a obrigação de ter no mínimo 30% de participação em todos os leilões.

"A Petrobras não tem condição de bancar a obrigatoriedade que lhe atribuiu a lei", disse.

Serra é o autor de projeto de lei que acaba com a exigência de a estatal ser operadora única e ter porcentual mínimo de participação da empresa nos leilões do pré-sal. A matéria está sendo discutida em audiência no Senado.

O senador defendeu a votação da proposta com urgência para que o Brasil saia do que chamou de "estagnação" da produção de petróleo. Para o senador, seu projeto permitirá que a empresa "tome fôlego".

"Minha intenção é defender a Petrobras, fortalecer a empresa e permitir que se rompa esse estrangulamento na produção", completou.

Serra ponderou que o projeto não retira a obrigatoriedade da utilização de equipamentos com conteúdo nacional na exploração do pré-sal. E criticou o congelamento de preços imposto pelo governo à Petrobras nos últimos anos para combater a inflação.

"Usaram a Petrobras para servir a uma política econômica que não funcionava. A Petrobras não está de joelhos, foi posta de joelhos pela loucura e megalomania do governo", apontou.

Ao final do discurso do senador, manifestantes contrários à proposta que acompanham a audiência chamaram o tucano de "entreguista" e "imperialista".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;