Economia Titulo Alimentos
Aos 25 anos, Craisa é referência na região

Ao todo, são 10 mil toneladas mensais de alimentos
comercializados por produtores rurais e distribuidores

Por Marina Teodoro
Especial para o Diário
27/06/2015 | 07:04
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Um dos cinco maiores centros de distribuição de alimentos no Estado de São Paulo, a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), que comemora neste mês 25 anos de existência, é referência na região para comerciantes varejistas. “É vantajoso comprar lá. Vale a pena pela proximidade, para não ter de ir até São Paulo”, afirma o presidente da Associação dos Feirantes do Grande ABC, Odair Loureiro.

A Craisa conta, em suas instalações, com a Ceasa (Central de Abastecimento), por meio da qual distribuidores e produtores rurais (muitos deles do Cinturão Verde de São Paulo, de cidades como Mogi das Cruzes) comercializam mais de 10 mil toneladas de alimentos por mês, entre frutas, legumes, verduras e grãos, além de carnes bovinas, suínas, de frango e peixes, totalizando 130 mil toneladas anuais para atender o comércio varejista.

A autarquia, que comemorou seu aniversário no dia 20, realiza ainda outros serviços: conta com três sacolões, dois que ficam fora do espaço central e outro dentro de suas instalações, onde, ao todo, passam cerca de 20 mil clientes por semana, e organiza duas feiras orgânicas, criadas em 2013. Possui ainda os mercados de flores e de peixes ornamentais, que geram movimentação de 12 a 15 mil consumidores por semana. O primeiro oferece flores naturais e artificiais, bonsais e acessórios, e funciona apenas às quartas-feiras, das 14h às 18h. Já no segundo podem ser encontrados peixes, roedores, cães, rações e acessórios.

Conta ainda com o Banco de Alimentos, que recebe doações de empresas que enviam produtos que não estão dentro dos padrões para comercialização, mas ainda estão dentro do prazo de validade. “São 70 toneladas de produtos recuperados por dia”, afirma o superintendente da Craisa, Hélio Tomaz Rocha. A companhia também é responsável pela merenda escolar. São feitas 70 mil refeições por dia para essa finalidade.

Além do abastecimento, a Craisa vem aprimorando a organização e fiscalização das 73 feiras livres na cidade. “Criamos a setorização das feiras, para que o consumidor possa comparar os preços de produtos similares”, afirma. Ele explica que isso significa organizar esses comércios, agrupando as barracas por tipos de alimentos. Além disso, a autarquia tem parceria com o Ipem (Instituto de Pesquisas e Medidas do Estado de São Paulo) para a verificação de balanças.

Como parte da comemoração, a autarquia traz até 23 de agosto o Festival de Sopas, que já acontece na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Sopas e acompanhamentos saem por R$ 32,90 por pessoa, todas as sextas, sábados e domingos, das 18h às 24h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;