Esportes Titulo Tênis ideal
Atividade física requer calçado adequado, alertam especialistas
Marília Montich
Do Diário OnLine
26/06/2015 | 12:27
Compartilhar notícia
Divulgação


Praticar atividade física nem sempre é garantia de saúde. Antes de deixar o sedentarismo de lado, é preciso atentar para certos detalhes que, no final das contas, fazem toda a diferença. Um desses aspectos é a escolha do tênis apropriado.

Os principais problemas ortopédicos derivados do uso de calçado inadequado são a facite plantar (dor sentida na parte curva do pé), a formação de calo embaixo do calcâneo (que pode transmitir problema articular para o tornozelo, causando instabilidade) e a canelite (fratura de estresse no osso da tíbia).

Para evitar essas complicações, é importante ter em mente que uma das propriedades mais importantes do tênis é o sistema de amortecimento do solado, que absorve a energia no momento do impacto. “Quando fazemos um salto ou uma corrida, cada vez que batemos o pé no chão há uma força que nos impulsiona e ela vai direto para o tornozelo, joelho, quadril e coluna vertebral. Se esse impacto for muito alto, pode causar lesão na articulação, músculo e até na parte óssea”, explica o professor de biomecânica no curso de Educação Física da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), Ibrahim Reda El Hayek.

Por isso, é sempre indicado que o calçado eleito tenha alguma propriedade para absorver parte desse impacto a fim de preservar o aparelho locomotor. “A sola lisa tem um amortecimento muito pequeno e a maioria do impacto acaba passando para o pé”, alerta o professor.

É possível encontrar no mercado três tipos de sistema de amortecimento: gel, ar comprimido e trama de borracha. Intrigado com a eficácia de cada um deles, Hayek dedicou sua tese de doutorado em Ortopedia e Traumatologia para analisar 12 marcas diferentes de tênis. Após submeter os modelos a testes mecânicos (utilizando prensa e carga de uma tonelada) e dinâmicos (observando o uso em atletas e pessoas que faziam caminhadas), a conclusão foi que os modelos apresentavam sistemas bem semelhantes. “Cerca de 50% do impacto é absorvido pelo amortecimento, que é proporcional à altura: quanto mais alto o solado, mais o impacto é absorvido”, afirma.

Investimento - Dessa forma, na hora da compra o essencial é observar se o calçado apresenta algum sistema de amortecimento na parte do calcanhar, uma vez que a ponta e o meio dos pés não recebem impacto significativo. Além disso, é importante que ele permita uma boa respiração, já que o aquecimento também causa lesões. E é preciso usar meias sempre. “Sua falta causa atrito e acaba criando bolhas e dilacerações”, diz Hayek.

O mais importante, contudo, é verificar o conforto. “Às vezes, a pessoa pega o solado mais alto, que na teoria seria o ideal, e sente que está desconfortável. Então ela tem que obedecer o que seu corpo pede.”
Outra dica é solicitar a ajuda de um especialista. “Compre e leve ao médico para que ele dê uma olhada. Trata-se de algo muito individualizado. Além disso, use um tipo de tênis para cada exercício. Às vezes a pessoa utiliza um mesmo calçado para correr e para outras atividades físicas, quando isto não é o ideal”, afirma o ortopedista e professor da pós-graduação da Faculdade de Medicina do ABC Walter Yoshinori Fukushima.

O especialista lembra ainda de outra prática inadequada muito frenquente e que deve ser combatida. “Normalmente usa-se um tênis de melhor qualidade para atividades indoor e deixa-se o mais barato para atividades externas. Na verdade, o equipamento deveria ser de boa qualidade sempre, tanto para ações praticadas em ambientes internos como externos”, afirma Fukushima, que ressalta, entretanto, que nem sempre preço alto é sinônimo de excelência.

Mesmo fazendo um bom investindo, o tênis sofre desgaste com o tempo de uso e é preciso ficar atento para o momento de aposentá-lo. “A hora de trocar depende da quantidade do uso e do corpo de quem usa, sua altura e peso. Se é para ambientes externos, lava-se com mais frequência e a tendência é que dure menos”, afirma o professor da Medicina ABC. “Quando você utiliza dois, três meses um tênis para correr todos os dias, ele já perder de 60% a 70% do amortecimento. Não há data de validade, mas a percepção de que é preciso trocá-lo ocorre quando se começa a sentir dor de novo”, completa o doutor da Umesp.

Corrida de Rua – Para quem está esperando uma boa oportunidade para estrear o tênis ideal, estão abertas as inscrições para a terceira etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC. A prova acontece no dia 26 de julho, em São Caetano.

Os interessados devem acessar os sites www.dgabc.com.br/canais/circuitoderua/2015 ou www.ativo.com. O custo é de R$ 40 e o pagamento deve ser feito por cartão de crédito ou boleto bancário. Outra opção é retirar a ficha no Diário (Rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André) – neste caso, é preciso efetuar depósito.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;