Nacional Titulo Chuvas
Pelo 2º dia, Sistema Cantareira
e Guarapiranga se mantêm estáveis
24/06/2015 | 12:20
Compartilhar notícia
Divulgação


Os dois principais sistemas de abastecimento da capital paulista e da Grande São Paulo - Cantareira e Guarapiranga - mantiveram o volume de água armazenada pelo segundo dia consecutivo. Atual responsável por atender o maior número de pessoas em São Paulo (5,8 milhões), o Guarapiranga está com 75,6% da capacidade nesta quarta-feira, 24, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Já os reservatórios que compõem o Cantareira operam com 19,9% da capacidade. Outros três sistemas tiveram aumento e um caiu.

Sobre a região do Cantareira, que hoje atende 5,4 milhões de clientes, a pluviometria do dia foi de apenas 2,6 milímetros. Já o volume acumulado neste mês é de 37,5 mm: cerca de 80% das chuvas esperadas caso a média histórica, de 1,95 mm por dia, estivesse se repetindo.

O cálculo, tradicionalmente divulgado pela Sabesp, já considera duas cotas de volume morto, de 182,5 bilhões de litros de água e de 105 bilhões de litros, adicionadas no ano passado. De acordo com o índice negativo do sistema, o Cantareira se manteve estável em -9,4%.

Já em um terceiro conceito, o manancial também permaneceu estável, com 15,4%. Esse cálculo divide o volume armazenado no Cantareira pelo volume total (volume útil mais duas cotas de volume morto).

Outros mananciais

Os Sistemas Rio Claro, Alto Tietê e Rio Grande registram elevação do nível de água armazenada. Destaque para o primeiro, que subiu 5,6 pontos porcentuais e passou de 63,8% para 69,4%. Responsável por atender 1,5 milhão, o manancial foi favorecido por 52 mm de chuvas. A seis dias do fim do mês, a média histórica de junho (95,4 mm) já foi superada - a precipitação acumulada soma 191,4 mm.

Por sua vez, o Rio Grande (1,4 milhão) subiu 0,5 ponto porcentual e passou para 90,9% da capacidade, contra 90,4% do dia anterior. Já o Alto Tietê (4,5 milhões) variou 0,1 ponto porcentual, de 20,3% para 20,4%. Esses índices consideram uma cota de volume morto, com 39,4 bilhões de litros de água.

O único sistema que caiu nesta quarta-feira foi o Alto Cotia. Responsável por abastecer 410 mil pessoas, o reservatório teve queda de 0,1 ponto porcentual e foi de 64,4% para 64,3%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;