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Investir em franquias requer planejamento

Não é só o capital inicial que conta; é preciso conhecer o mercado e ter reserva financeira, diz especialista

Marina Teodoro
Especial para o Diário
24/06/2015 | 07:05
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Divulgação


Quem pensa em investir em um negócio deve ficar atento ao momento econômico e as necessidades do mercado. Com o valor recebido da rescisão, FGTS e outros pagamentos – como benefícios de PDV (Programa de Demissão Voluntária) –, após sair do emprego, muitas pessoas optam por investir em negócio próprio, que pode ser uma franquia.

Este modelo de empreendimento é atrativo. A facilidade de ter um produto ou serviço com parâmetros financeiros, estratégia de mercado, treinamentos, sistemas e métodos predefinidos contam como fatores decisivos para o franqueado. No entanto, embora seja um mercado em ascensão, com crescimento de 7,7% em vendas em 2014, de 9,2% de expansão no faturamento e 9,4% em número de unidades franqueadas no primeiro trimestre desde ano, é preciso tomar alguns cuidados na hora de aplicar o dinheiro.

O consultor de marketing do Sebrae Caio César Massao Ito avisa que o planejamento deve vir em primeiro lugar. “É preciso saber se o investidor está disposto a seguir regras e padrões já estabelecidos. Além disso, de ter afinidade com o ramo escolhido. E por ultimo, pesquisar muito sobre a franquia é essencial”, informa ele. “Não se deve contar apenas com o investimento inicial. É preciso uma capital de giro, para manter a franquia em funcionamento, e também uma reserva financeira, para qualquer tipo de problema.”

Essa reserva é um dos pontos mais importantes, e que faz diferença, caso haja um imprevisto. “Se o investidor tiver R$ 100 mil, por exemplo, não dá para ele adquirir uma franquia de R$ 80 mil”, explica o consultor, que indica que é preciso ter dinheiro de reserva, com montante pelo menos três vezes maior que o capital de giro, utilizado para pagar gastos operacionais (compra de estoques, conta de luz, aluguel e outras despesas).

Para o advogado Lucas Daniel Do Catti, 28 anos, de São Bernardo, o sonho de ter o próprio negócio começou há três meses. O atual empresário é franqueado de duas redes em São Bernardo, a Miss Pink, que trabalha com cosméticos, e a Kiip ABC Automotive, que faz limpeza de carros a seco. São empreendimentos itinerantes, sem ponto fixo. “Como não tenho um espaço físico, meu investimento inicial foi de R$ 19 mil ao todo. Aproveitei minhas economias e o que recebi quando fui demitido do meu antigo emprego. Por serem serviços que vão até os consumidores, estamos crescendo cada vez mais.”

O ex-contador Carlos Alberto Cândido, 50, morador de Santo André, seguiu caminho semelhante. “Procurava por segurança. Se eu iniciasse negócio sozinho, certamente não me sentiria seguro”, explica o empreendedor, que montou em São José do Rio Preto, no interior do Estado, franquia da Seguralta, rede do setor de seguros, com R$ 500 mil, obtidos no acordo de rescisão. Ele acrescenta que, apesar de ter feito investimento elevado, é possível montar unidade da marca com apenas R$ 20 mil (dentro de outro estabelecimento comercial).

OPORTUNIDADE - Para os interessados em se tornarem empresários, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) organiza a feira ABF Franchising Expo, que começa hoje e vai até sábado, 27. O evento é no Expo Center Norte, em São Paulo (Rua José Bernardo Pinto, 333, bairro Vila Guilherme), e reúne mais de 480 marcas expositoras. Mais informações pelo site www.portaldofranchising.com.br. De acordo com os organizadores, a feira deve reunir mais de 62 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 550 milhões em negócios.




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