Setecidades Titulo
Católicos comemoram o Dia de São João Batista

Igrejas organizam missas e celebrações para lembrar dos ensinamentos do primo de Jesus

Por Yago Delbuoni
Especial para o Diário
24/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Católicos da região comemoram hoje o Dia de São João. As missas em homenagem ao santo popular começaram ainda na noite de ontem na Igreja São João Batista, no Rudge Ramos, em São Bernardo, sob o comando do bispo dom Nelson Westrupp. A paróquia realiza hoje outras duas cerimônias: às 7h e às 19h.

A igreja andreense em homenagem ao santo, localizada na Rua Piracanjuba, no Parque João Ramalho, também organiza festa. Haverá missa com procissão da imagem de São João, queima de fogos de artifício e os tradicionais bolos em homenagem ao santo.

A expectativa é reunir 1.000 pessoas das comunidades do entorno. “Como é um santo conhecido e esta é a única paróquia de Santo André que o homenageia, a expectativa é receber muitos fiéis”, disse o padre Odair Gonçalves Bezerra, 41 anos.

O pároco está na igreja há cinco anos. Ele fala sobre a popularidade de São João. “É o primo de Jesus, filho de Isabel (prima de Maria), e biblicamente é considerado um dos últimos profetas, tendo participação especial na chegada de Cristo ao deserto.”

Segundo o padre, São João é considerado o profeta da justiça e ensina valiosa lição para os dias de hoje. “Ele sempre insistiu na busca da verdade. Foi decapitado por isso. As pessoas podem achar que, às vezes, é mais fácil usar o caminho das mentiras. Com ele não. Sempre foi defensor da transparência, não tinha negociação ou era influenciado pelos interesses”, destaca o religioso.

Ainda de acordo com o padre, outra lição que se deve aprender com São João é ter humildade. “O lema do santo é ‘que diminua eu para que o Cristo possa crescer’. Isto é o que se deve ser, humilde e simples.”

Questionado sobre o diferencial da comunidade, o padre Odair falou sobre a acolhida. “A paróquia, de fato, segue o lema de São João: o povo é humilde e isso reflete na recepção aos demais. São todos muito simples.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;