Fechar
Publicidade

Diarinho

Publicado em domingo, 1 de novembro de 2009 às 07:39 Histórico

Auto-falante ou alto-falante?

Volta e meia, alguns leitores me escrevem para perguntar se as caixas de som têm auto-falantes ou alto-falantes. Alto e auto formam uma das tantas duplas de palavras parecidas na escrita e na pronúncia, mas diferentes no significado.

Palavras desse tipo são chamadas de parônimos. Um belo exemplo é a dupla eminente/iminente. Um escritor importante é eminente ou iminente? É eminente, que significa "ilustre, importante, elevado, distinto". E iminente? É o que está para acontecer: "É iminente a chegada dele".

Outra boa dupla é ratificar e retificar, que deixa confusas muitas pessoas. Ratificar é confirmar, manter. "Ratificar a data da prova" significa "mantê-la, confirmá-la". Retificar é corrigir: "A data da realização do ENEM foi retificada". O que significa isso? Que houve alteração na data. Lembre-se de que, quando o motor de um carro está velho, cansado, é normal que se faça a retífica. Retificar o motor é consertá-lo, corrigi-lo.

Bem, e como fica a nossa duplinha (auto e alto)? Vamos lá: alto é o contrário de baixo (homem alto, homem baixo; prédio alto, prédio baixo; "Ele fala alto", "Ele fala baixo").

Auto é outra história. Na verdade, auto pode ser uma palavra ou um prefixo (elemento que se antepõe a uma palavra, como o in de infeliz, o sub de subgerente). A palavra auto pode significar "ato público, solenidade" ("O auto de assinatura do contrato") ou "registro escrito e autenticado de qualquer ato" (um auto de infração de trânsito, por exemplo). Auto também pode ser um tipo de espetáculo teatral ou a redução da palavra automóvel ("Compre seu auto nesta loja"). É daí que vem a palavra composta auto escola.

Quando é prefixo, auto significa "por si próprio", "de si próprio". Quem mantém o autocontrole mantém o controle de si mesmo. Em alguns restaurantes, existe o autosserviço (é o próprio cliente que se serve).

Por fim, é preciso lembrar que nas caixas de som temos alto-falantes e não auto-falantes. O alto-falante fala alto, propaga o som. A grafia auto-falante está errada, por um motivo bem simples: ele não fala por si próprio, apenas propaga o som que recebe de outra fonte.

No próximo domingo, a gente volta a conversar. Até lá.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC