Política Titulo De fora
Grande ABC volta a não ter secretários na gestão Alckmin

Com saída de Auricchio de Esporte, região fica sem representante no primeiro escalão

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/05/2015 | 07:22
Compartilhar notícia


O Grande ABC, com 2,6 milhões de habitantes, 2 milhões de eleitores e o quarto maior PIB (Produto Interno Bruto) do País, voltou a não ter representante no primeiro escalão do governo do Estado, repetindo hiato de seis anos, que durou de 2008 a 2013. Desde a saída do ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB) da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, a região ficou órfã de representantes diretos junto ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Também pesou a saída do ex-vereador de São Bernardo Admir Ferro (ex-PSDB) do comando da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), departamento vinculado à Secretaria paulista de Gestão Pública e responsável pelo gerenciamento das unidades do Poupatempo. O ex-tucano deixou o setor justamente no ano em que inaugurou o posto de Santo André (no Atrium Shopping) e está prevista abertura em Mauá (na antiga sede da Secretaria de Serviços Urbanos).

No mandato anterior, Waldemir Caputo (PPS), de São Bernardo, chegou a comandar a Pasta de Gestão Pública, no lugar de Davi Zaia (PPS).

A decisão de Alckmin de não contemplar nomes do Grande ABC em seu primeiro escalão caminha na direção contrária à votação obtida por ele na eleição de 2014. Pela primeira vez na história o governador triunfou em todas as sete cidades, incluindo redutos conhecidamente petistas, como Diadema e Mauá.

No ano passado, Alckmin recebeu 635.129 votos totais no Grande ABC. O segundo colocado no ranking regional foi o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT), que levou 353.385 apoios nas urnas.

Assim que Alckmin foi eleito, algumas figuras do Grande ABC foram especuladas em seu secretariado, como o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), o deputado federal Alex Manente (PPS) e até mesmo a continuidade de Auricchio foi cogitada. Porém, nenhuma dessas movimentações se concretizou – Auricchio deu lugar ao vereador paulistano Jean Madeira, indicado do PRB.

COTA POLÍTICA
Fora do governo, o Grande ABC assistiu à nomeação de deputados e figuras de regiões que têm menos peso econômico no País.

Roberto de Lucena, deputado do PV da região de Santa Isabel, está na Pasta de Turismo. Duarte Nogueira, presidente do PSDB paulista e de Ribeirão Preto, está à frente de Logística e Transportes. Arnaldo Jardim, parlamentar federal do PPS, está como secretário de Agricultura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;