Economia Titulo
Besi: Caged veio em linha com objetivo implícito do governo de mexer nos salários
22/05/2015 | 16:25
Compartilhar notícia


O saldo líquido do emprego formal negativo em abril em 97.828 postos de trabalho, segundo mostra o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), veio em linha com o objetivo implícito do governo de mexer nos salários. A avaliação é do economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito.

Não é de agora que o economista defende que o mercado de trabalho, em especial os salários, formam uma das principais variáveis do ajuste econômico. "É claro que o governo não vai admitir isso explicitamente, mas ao reduzir o mercado de trabalho ele consegue mexer nos salários. Essa é a forma de se ajudar no processo de arrefecimento da inflação para levá-la ao centro da meta em 2016", disse o economista.

Perfeito lembra que o Caged está reproduzindo o que a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE já havia mostrado no mesmo mês do ano passado, quando a taxa de desemprego subiu de 6,20%, em março, a 6,40%. Para o economista, dependendo do quanto o mercado de trabalho ajudar na redução da inflação, talvez, o ajuste da economia possa ser um pouco menos rigoroso.

"Bastante negativo"

Também do Besi, o economista-sênior Flávio Serrano diz que o fechamento de 97.828 postos em abril é um resultado "bastante negativo" e impressiona pela intensidade. "Mostra que há uma intensificação do ajuste no mercado trabalho, o movimento em si era esperado, mas surpreende pela intensidade", afirmou.

Segundo o economista, o processo de alta no desemprego vai ajudar no processo "de correção do desequilíbrio da inflação". "Uma parcela é inflação de serviços que era resultado de mercado de trabalho em patamares elevados. Ou seja, está havendo um ajuste", disse.

Para Serrano, o processo de queda no rendimento real também reforça esse cenário de correção de inflação. "É a parte dolorosa, infelizmente." Além disse, ele destaca que a queda no emprego terá como reflexo a desaceleração do consumo.

Nas estimativas do economista, o desemprego deve caminhar para a faixa dos 7%. "Esperávamos esse patamar no ano que vem, mas pode ser até neste ano, caso continue essa intensidade", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;