Cultura & Lazer Titulo Aniversário
Gambalaia completa cinco anos

Casa cultural andreense tem espaço para todas as artes; comemoração será no dia 26

Vinícius Castelli
20/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Humberto Alex de Lima se envolveu com teatro ainda adolescente. A paixão pelo universo das artes fez com que abrisse um local voltado para isso em Santo André, o Gambalaia Espaço de Artes e Convivência (Rua das Monções, 1.018) que, de forma independente, celebra cinco anos hoje.

A comemoração está marcada para o dia 26, a partir das 20h, com o projeto Terças Autorais, encontro de artistas com trabalhos próprios . A entrada é gratuita.

Alex conta que, no início, não pensava muito sobre o futuro do Gambalaia. O segredo foi apenas deixar as coisas acontecerem. “No começo sofria muito com a falta de público, de reconhecimento, mas a vontade era maior e o desafio me estimulava a continuar”, revela.

Com a meta de promover a cultura independente, o Gambalaia dá oportunidades a artistas desconhecidos da grande mídia e abre espaço também para a Cultura do Grande ABC, além de outras localidades. “É um espaço aberto e democrático para todos os artistas que querem se apresentar e ter a oportunidade de mostrar seu trabalho, o que é muito difícil conseguir em outros lugares”, diz.

Peças de teatro, dança, poesia, lançamento de livro, artes plásticas e música – o que equivale a 80% das atrações. Há espaço para todos no aconchegante e bem decorado casarão. Alex ressalta que, em se falando de teatro, o local faz parte do Circuito de Teatro em Língua Portuguesa e recebemos grupos de Portugal e Moçambique.

Para ele, o momento é de felicidade, mesmo diante de uma dificuldade ou outra. E para o futuro do Gambalaia ele diz: “Manter a integridade do espaço, o respeito com os artistas, conseguir um apoio financeiro para desenvolvermos projetos culturais e que o público nos prestigie sempre.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;