Nacional Titulo Sem chuva
Sem chuva, Cantareira permanece estável pelo segundo dia seguido
18/05/2015 | 10:05
Compartilhar notícia
Fernanda Carvalho/Fotos Públicas


O Sistema Cantareira, que abastece 5,4 milhões de pessoas em São Paulo, permaneceu estável pelo segundo dia consecutivo e opera com 19,7% de sua capacidade nesta segunda-feira, 18. Alto Tietê e Alto Cotia também mantiveram o volume de água. Já os mananciais do Guarapiranga e Rio Grande tiveram queda, enquanto somente o Rio Claro subiu. É o que mostram dados divulgados diariamente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O índice tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera duas cotas de volume morto, de 182,5 bilhões de litros de água e de 105 bilhões de litros, adicionadas no ano passado. Já de acordo com o segundo o cálculo, que considera o volume negativo do sistema, o Cantareira opera com -9,6% da capacidade, índice também estável em relação ao domingo, 17. Entre sábado e domingo, esse valor havia caído 0,1 ponto.

No terceiro conceito, o manancial opera com 15,3%, mesmo índice do dia anterior. Esse cálculo divide o volume armazenado no Cantareira pelo volume total (volume útil mais duas cotas de volume morto).

Entre domingo e segunda-feira, não choveu no manancial. A pluviometria acumulada para maio é de 35,7 mm, inferior à metade da média para o mês, que é de 78,2 mm.

Outros mananciais

Dois sistemas ficaram estáveis nesta segunda-feira. O Alto Tietê permaneceu em 23,3% - índice que considera uma cota de volume morto, com 39,4 bilhões de litros de água. Já Alto Cotia também segue igual, com 68,4%.

Por sua vez, o Rio Claro subiu um ponto porcentual entre domingo e segunda-feira e opera com 56,1% de água represada. Guarapiranga registrou queda de 0,1 ponto porcentual, passando a 82,7%, enquanto o Rio Grande está com 92,3%, ao cair 0,2 ponto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;