Cultura & Lazer Titulo 'Verdades Secretas'
Walcyr Carrasco aborda prostituição de luxo em 'Verdades Secretas'
18/05/2015 | 10:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Não que o universo da moda seja pautado pela prostituição de luxo, mas que a questão existe e passa longe da ficção, isso existe, como ressalta Rodrigo Lombardi. Seu personagem é um dos eixos centrais de Verdades Secretas, próxima novela das onze da Globo, assinada por Walcyr Carrasco e que toca nessa ferida. Com estreia agendada para 6 de junho, a trama terá 64 capítulos. E será a primeira novela nesse formato e horário que não se curva a uma releitura de algum clássico.

"A decisão foi da própria emissora, que em comemoração a seus 50, quer também lançar uma novela inédita no horário", explica Carrasco ao jornal O Estado de S. Paulo. Delicado, o tema poderia levar o autor a pisar em ovos, mas Carrasco diz que em nenhum momento se autocensurou. "Como fui jornalista muito tempo, fiz eu próprio uma reportagem sobre o mundo da moda, o 'book rosa', que é o termo usado para as modelos que fazem trabalho de acompanhamento e também prestam serviços sexuais. Ou 'ficha rosa'. Fui fundo, conheci e entrevistei pessoas da área para desenvolver a história, com um grau de verossimilhança raro quando se trata desse universo. Nesse caso, o repórter que eu sou falou tão alto como o autor."

O tema surgiu, aliás, do currículo jornalístico. "Como jornalista, já trabalhei muito com moda, inclusive fazendo produção. Um dos meus primeiros trabalhos foi criar o figurino de um filme do pós-cinema novo, Orgia, de João Silvério Trevisan. Fiz o figurino e o cenário. Cheguei a dirigir a Vogue. Então, tenho uma atração especial pelo universo da moda."

No enredo, Rodrigo Lombardi vive Alex, poderoso empresário da indústria têxtil, que tem uma grife popular e trabalha com a agência de Fanny (Marieta Severo). Tem o hábito de escolher modelos no catálogo da agência para sair com ele. "Ao escolher o casting de um desfile dele, a Fanny sugere uma new face, (a ninfeta Arlete, papel de Camila Queiroz). Ela é chamada para o desfile e ele chama essa garota pra sair e se apaixona por ela", conta Lombardi.

Por circunstâncias diversas, o romance não vai adiante e ele, obcecado por ela, casa-se com a mãe de Arlete, Carolina - papel em que Drica Moraes substituiu Deborah Secco, em função da gravidez da atriz.

Carrasco assegura que a troca não demandou alteração no perfil da personagem. "Ocorre o contrário. A Deborah estava se envelhecendo para fazer a mãe. Ela estava disposta a dar uma intensificada em sua carreira de atriz, a investir em novos rumos e confio muito em seu futuro. A Drica está na idade correta." E conta que "Carolina acredita fundamentalmente na bondade humana". "Ela jamais imagina que a filha teve um caso com este homem ou pode vir a ter."

Lombardi cita Lolita como referência maior, mas há outras. "Ele é um hedonista, um cara que busca o prazer acima de tudo. Ele tem uma ex-mulher e dois filhos, que ele abandonou. Paga as contas e pra ele tá ótimo, não carrega culpa nenhuma. Não é questão de ser bom ou mau, ele tem atitudes que eu repudio muito, mas outras pessoas vão entender de outro jeito. O que a gente quer é dar o pincel e a tinta para o espectador pintar sua própria tela. Não tem essa de 'ah, vamos colocar a moral da história'. Não."

Autor do beijo gay de maior aprovação da TV aberta brasileira até hoje (Félix e Niko em Amor à Vida), promete outra abordagem do personagem gay da vez, Viscky (Rainer Cadete). "É diferente de todas as outras que escrevi. Surpreendente mesmo, prometo. Aguarde."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;