Cultura & Lazer Titulo
Cineasta francês responde às acusaçoes de plágio
Do Diário do Grande ABC
06/03/2000 | 10:38
Compartilhar notícia


O cineasta francês Luc Besson, alvo de processos judiciais por causa de vários filmes, respondeu às acusaçoes de plágio afirmando que ele ``nao precisa copiar ninguém', em entrevista publicada esta segunda-feira no jornal parisiense Libération.

``Comecei a escrever aos 16 anos e já escrevi uns 40 roteiro', declarou o diretor de ``Joana D'Arc' e futuro jurado do Festival de Cannes.

Luc Besson criticou ``a mania norte-americana pelos processos, epidemia que está se propagando na França'.

``Acontece que, na opiniao de alguns, eu me transformei em alguém importante para o cinema e querem me fazer assumir uma responsabilidade que nao reconheço. Vou continuar sendo um artesao', afirmou.

Em relaçao ao processo aberto pela diretora norte-americana Kathryn Bigelow (``Strange Days', ``Caçadores de Emoçao'), que queria dirigir ``Joana D'Arc', Luc Besson explicou que nao se trata de um processo por plágio e sim ``uma disputa de produçao bastante corrente'.

Em relaçao ao processo envolvendo ``León', o cineasta indicou que uma demanda de plágio foi apresentada por Franck Gérardi, mas que o recurso foi rejeitado e o querelante até agora nao apelou. Besson enfatizou que o personagem León já figurava em outro filme seu, ``Nikita'.

Quanto a ``O último combate', a demanda foi apresentada por Pierre Jolivet, co-productor, roteirista e intérprete do primeiro filme de Besson. Mas o processo também nao se refere a plágio e sim a ``má gestao', precisou o cineasta, acrescentando que Jolivet perdeu o processo em primeira instância e voltou a perder na apelaçao.

Por fim, dois roteiristas, Gérard Dardet e Pierre Grombecque, processaram Luc Besson por plágio a propósito do filme ``Taxi', do qual é produtor. Besson explicou que seu roteiro foi registrado em 1988, quando o dos queixosos somente em 1994.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;