Memória Titulo Memória
Rio Grande da Serra: uma visão da Pedreira

Começa a Semana Rio Grande da Serra 2015 e quem nos guia pela cidade é João Bello...

Ademir Medici
03/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa a Semana Rio Grande da Serra 2015 e quem nos guia pela cidade é João Bello. Ele nasceu em Rio Grande mesmo, cidade que pertenceu a São Bernardo, Santo André e Ribeirão Pires.

João Bello divide conosco belas fotos e o ponto central da sua documentação é o bairro da Pedreira. Ele trabalhou na pedreira, de 1947 até se aposentar como encarregado geral: “Calçamos a cidade de São Paulo”, diz João Bello.

Em torno do trabalho, a vida comunitária, religiosa e o lazer. Tudo isso marcará a semana. E como hoje é domingo, é dia de lembrar a Corporação Musical da Pedreira, sob a regência do maestro Angelo Maziero, o Angico de Ribeirão Pires.

João Bello tocava sax-tenor e consegue, de cabeça, identificar a maioria dos colegas, numa foto tirada em Pirapora do Bom Jesus.

A BANDA

Na frente, à esquerda, de terno e chapéu na mão, Enock Domingos da Silva, Derli (sax-alto), Francisco de Oliveira Queijo (trompete), João Cordeiro (clarineta), Angelo Maziero (o maestro) e Francisco Trujillo Delgado.

Segunda fila: João Soares de Lima (presidente da banda), Antonio Cascardi Junior (pratos), Rui Gusmão Ferrari (bumbo), (?), João Bello (sax-tenor), Edvaldo dos Santos (pistão) e Polidoro.

Terceira fila: Joaquim Martins, Yugo Nishikawara, Manoel Antonio do Nascimento (clarineta), José Moya e José Palmeira da Silva (trombone).

Ao fundo, entre outros: José Guirão, Zituzi Niwa e Hermenegildo Guariente.

O oficial.

O correto

Rio Grande da Serra optou pelo dia 3 de maio, dia de Santa Cruz, feriado local, para comemorar o aniversário de sua emancipação político-administrativa. O ano base é 1964, porque em 28 de fevereiro daquele ano era sancionada a lei estadual número 8092, que cria o Município de Rio Grande da Serra e complementa outra lei estadual, a 8050, de 31-12-1963, que outorgou ao antigo distrito de Icatuaçu o nome de Rio Grande da Serra.

Rio Grande da Serra, como povoado, começa a ser formado quando da inauguração da estrada de ferro São Paulo Railway e da estação Rio Grande, em 16-2-1867. Integrava, então, a Freguesia de São Bernardo. Em 1938, Rio Grande ainda é um bairro. E passa a pertencer ao Município de Santo André. Em 1953, a lei estadual 2456 cria o Município de Ribeirão Pires e seus dois distritos: Icatuaçu (com sede no povoado de Rio Grande) e Iupeba (com sede em Ouro Fino). Em dezembro de 1963, através de plebiscito, o distrito de Icatuaçu separa-se de Ribeirão Pires e abre espaço para a velha denominação Rio Grande, que ganha o apêndice “da Serra”.

Icatuaçu (do tupi: água doce, abundante, boa e salubre).

E a Cooperativa Mizuho chega aos 80 anos

Domingo de festa na colônia japonesa de São Bernardo. A Associação Cultural de Mizuho (Abundância) celebra o seu 80º aniversário, com missa às 10h, seguida de solenidades diversas, almoço e entretenimento.

Todo primeiro domingo de maio teve festa no bairro da Cooperativa, para celebrar a chegada dos pioneiros. Uma falha ou outra durante o período da guerra, mas a Undokai, chamada Festa dos Japoneses, marcou época.

Hoje os tempos são outros, mas as novas gerações mantêm a tradição, o que é bom.

Memória saúda a Associação Mizuho, do presidente Tadatoshi Fujimori, do presidente da Comissão Artur Nakahara e do porta-voz Roberto Inoue.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 3 de maio de 1985 – ano 27, nº 5815

MANCHETE – Greve dos motoristas e cobradores da Capital reduz em 55% o sistema de transporte coletivo.

EXÉRCITO – Carros de combate e viaturas cortam as ruas do Grande ABC a caminho das unidades da Companhia Brasileira de Cartuchos em Santo André e Ribeirão Pires: vão recolher material bélico.

FUTEBOL – São Bernardo estréia na Segundona com empate de 0 a 0 frente ao São José, no Baetão. Pagantes: 601.

Em 3 de maio de...

1590 – Em São Paulo, o português João Ramalho faz o seu testamento e declara ter 90 anos “de assistência nesta terra”.

1915 – Amistoso de futebol em São Bernardo: Associação Atlética São Bernardo, que acaba de se filiar à Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticas), 1, Rachou Team, da AA Palmeiras, da Capital, 2.

- Em Paranapiacaba jogam Serrano e Itamarati.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘a visita do ministro das Obras Públicas do Uruguai à linha de combate’. A guerra completa nove meses.

Municípios Paulista

- Além de Rio Grande da Serra, aniversariam hoje: Bebedouro, Brotas, Catiguá, Cesário Lange, Iracemápolis, Pinhalzinho, Poloni, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santópolis do Aguapeí, São Francisco e Valentim Gentil.

Hoje

- Dia do Sertanejo

- Dia Internacional do Sol

- Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

- Dia do Parlamento

- Dia do Taquígrafo

- Dia do Solo

- Dia Nacional do Pau-Brasil

Santos do dia

- Na foto, vista interna da antiga capela de Santa Cruz, no bairro Silveira, Santo André

- Maura

- Felipe e Tiago Menor, apóstolos 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;