Internacional Titulo Estado de emergência
Vulcão Calbuco entra novamente em erupção no Chile, e cinzas preocupam população
Por
23/04/2015 | 15:03
Compartilhar notícia
Nasa


Após entrar em erupção na noite de ontem pela primeira vez desde 1972, o vulcão Cabulco explodiu em chamas e cinzas novamente na manhã desta quinta-feira, fazendo surgir uma imensa nuvem no céu e elevando temores sobre doenças respiratórias, contaminação da água e cancelamento de voos.

Até o momento, não houve registro de nenhuma vítima. Um montanhista, no entanto, continua desaparecido.

Autoridades retiraram 4 mil pessoas que moram nas proximidades do vulcão, que fica situado há mil quilômetros ao sul de Santiago, para protegê-las da fumaça.

"Eu fiquei chocado. Tinha acabado de chegar em casa quando olhei para a janela e vi uma coluna de cinzas levantando. Ligamos para nossas famílias e começamos a publicar fotos (na internet)", disse o psicólogo Daniel Palma, que vive em Puerto Varas, uma das cidades afetadas.

A presidente Michelle Bachelet declarou estado de emergência, dizendo que a erupção do Calbuco é "mais séria e imprevisível" do que a do mês passado, no vulcão de Villarica, que forçou a retirada de milhares de pessoas da região.

O Cabulco é considerado um dos três vulcões mais perigosos do Chile, país que abriga 90 vulcões ativos. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;