Política Titulo São Caetano
Bonome comandará Pasta de Educação de S.Caetano até dia 21
Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
21/04/2015 | 09:59
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O secretário de Governo da gestão do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), de São Caetano, Nilson Bonome (PMDB), assumirá oficial e interinamente amanhã a Pasta de Educação, acumulando a função até o dia 21 de maio. Essa mudança consiste ao período de férias da titular Ivone Braido Voltarelli. A indicação do chefe do Executivo já denota a força conquistada pelo peemedebista – que tem como principal atribuição a articulação política junto ao Legislativo – dentro do Palácio da Cerâmica nesses 100 dias em que integra o primeiro escalão do Paço.

Ex-homem-forte do governo andreense de Aidan Ravin (PSB), Bonome tem mantido o passo em São Caetano, inclusive fazendo o elo entre as secretarias, o que rendeu o status de 2009 e 2011 na cidade vizinha. “O prefeito me indicou tendo em vista que o relacionamento com as demais Pastas é significativo. Tenho tocado a articulação e as demandas com a administração. Isso acaba tendo flexibilidade um pouco maior para que eu possa também responder pela Educação”, alegou. Em Santo André, por exemplo, ele chegou a acumular três postos na Prefeitura: Gabinete, Finanças e Saúde.

Bonome minimizou a ligação passada e preferiu apontar o “voto de confiança” de Pinheiro. Segundo ele, o diálogo tem sido de “proatividade” no desempenho do trabalho na gestão peemedebista. “A Secretaria de Educação é uma das mais importantes de qualquer município, com Orçamento estimado de R$ 300 milhões. Tenho procurado atuar (no governo) o máximo possível para desenvolver papel positivo”, disse, ao acrescentar que todos os projetos do Executivo receberam aval da Câmara após a sua entrada, sem impasse na relação. “E 98% por unanimidade”, sublinhou.

O peemedebista exerce o cargo de articulação com a Casa desde janeiro. Desde então, o clima que era de instabilidade se transformou em tranquilidade, evitando conflito com os parlamentares. “A governabilidade do prefeito, como já disse o presidente (da Câmara) Paulo Bottura (Pros), está garantida”, disse, admitindo que faltava conversa com o Legislativo. “Havia alguns entraves. O que mais o governo necessitava, sem demérito a ninguém, mas é minha visão, era um articulador. Não é o papel que vinha sendo executado (nos dois primeiros anos de administração).”

CONJUNTA

 As ações conjuntas entre as Pastas têm sido pontuadas, segundo Bonome, para celeridade de projetos. Para o secretário, intervenções na área de Serviços Urbanos, Obras e Segurança aparecem na lista. “Estamos conduzindo a construção e ampliação de três escolas, recapeamento de ruas e compra de viaturas, fardas e armamento para a GCM (Guarda Civil Municipal).”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;