Setecidades Titulo Saúde
Hospital Sta.Helena é alvo de reclamações

Procon do Grande ABC registra média de uma
denúncia contra plano de Saúde a cada quatro dias

Por Daniel Macário
Especial para o Diário
11/04/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


As consequências da crise no setor privado de Saúde e da proibição de alguns convênios médicos nos últimos anos vão além da sobrecarga no SUS (Sistema Único de Saúde). Para muitos, a alternativa foi a aquisição de planos mais baratos e com infraestrutura própria. Entretanto, a solução tem sido pior que as unidades públicas. Exemplo de descaso é o do Grupo Santa Helena Saúde. Com planos acessíveis, a rede tem, em média, uma reclamação registrada a cada quatro dias nas unidades do Procon na região.

Segundo o Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor, de janeiro do ano passado até ontem foram 107 denúncias. A maioria é referente a problemas com contratos, que envolvem falta de cobertura de procedimentos, reembolso e abrangência, que registrou 30 queixas.

A equipe do Diário percorreu ontem duas unidades do grupo e constatou que as críticas são, a maioria, em relação à demora no atendimento nas urgências e na marcação de consultas via telefone. “Estou aqui há uma hora e meia e não conclui meu atendimento. Cheguei às 10h e acho que até o meio-dia vou estar aqui”, desabafou a dona de casa Maria do Carmo, 52 anos, que procurou ontem a unidade da Avenida Lucas Nogueira Garcez com fortes dores no estômago.

A dona de casa Irene Nogueira, 56, também passou por dificuldades na mesma unidade durante esta semana. Com infecção de urina, a paciente precisou recorrer ao atendimento diariamente. “Cheguei a esperar duas horas e meia. Na segunda-feira mesmo, dois banheiros estavam quebrados e um deles sem papel higiênico. É uma vergonha. Para marcar consulta, já esperei até uma hora.”

Na unidade de Santo André, na Rua Manoel Vaz, a situação não era diferente. A professora Glória Rangel, 53, acompanhou de perto o sofrimento do pai ao passar em consulta. Mesmo estando na cadeira de rodas, o aposentado João Rangel, 83, esperou mais de uma hora na unidade. “Ele sofre de achatamento na medula, mas nem senha preferencial teve. Também tentei marcar vascular e fiquei quase uma hora no telefone.”

Os problemas são tão rotineiros que no site ReclameAqui é possível constatar diversas reclamações quanto à demora no atendimento telefônico para marcação de consultas e exames.

Procurada, a Santa Helena divergiu do número de reclamações registradas no Procon, que disse se tratar de 79 no período, já que, segundo o grupo, algumas são resolvidas pelo próprio órgão de defesa do consumidor. Já a respeito da demora na marcação de procedimentos por telefone, a rede afirmou cumprir as determinações legais. Sobre as reclamações nos banheiros da unidade de São Bernardo, disse se tratar de problemas pontuais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;