Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 22 de Dezembro

|

Max º Min º
Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Diarinho

Publicado em domingo, 19 de junho de 2011 às 07:00 Histórico

Pinguim tem pelo?

Pinguim não tem pelo; só mamífero tem. Esse bicho tem pena, como toda ave. A diferença é que, no caso do pinguim, é muito curtinha e cobre todo seu corpo, exceto as patas; por isso, parece pelo. Embora tenha asas, não voa, utilizando-as para nadar.

Seu organismo é totalmente adaptado para a vida aquática. Tem uma glândula perto da cauda que produz gordura natural, que é espalhada pelo bico em todo corpo, para impedir que fique molhado.

Vive mais dentro da água do que fora. O pinguim de magalhães nada 60 quilômetros por dia, acompanhando as correntes marítimas. Fica de seis a sete meses no mar, dormindo e acordando lá. Em geral, só vai para terra firme entre setembro e outubro para se reproduzir ou quando está exauto.

A maioria alimenta-se de peixes, crustáceos e moluscos. Tem patas curtinhas, o que dificulta o caminhar; por isso, anda de forma estranha, sem muito equilíbrio e não corre. Os que vivem no gelo preferem escorregar de barriga, como no tobogã. Alguns têm manchas na cara ou tufos na cabeça. A maioria é branco e preto.

Das 17 espécies nem todas vivem em locais frios. O mais conhecido aqui é o de magalhães, que vive entre 15ºC a 35ºC. Os adultos tem até 71 cm e 4 kg. Entre abril e setembro, visita nossas praias. Chega cansado, faminto e machucado. Aqui recebe cuidados e os que se recuperam voltam para o mar.

 

Grandes feras no mergulho

Algumas aves aquáticas mergulham tão bem quanto o pinguim, como pelicano e atobá. No entanto, outras apenas sobrevoam a água para agarrar o alimento, como o tesourão; por isso, o bico é adaptado de acordo com a espécie. Muitas têm um tipo de filtro usado para pegar a comida enquanto nadam. Há as que têm bico longo e pontiagudo, para pescar, enquanto alguns são em forma de gancho, usado para capturar presas lisas e rápidas.

Todas as aves aquáticas possuem membranas entre os dedos, para facilitar o nado, além da glândula que libera óleo para passar nas penas e deixá-las impermeáveis. Alimentam-se de peixes, moluscos e crustáceos. Podem habitar lagos, pântanos, rios e mar.

 

O que define cada bicho?

Confira algumas diferenças básicas entre as espécies:

AVE bota ovos, tem bico e a maioria voa. É coberta por penas em formatos e cores diferentes de acordo com a espécie, que servem para proteger o corpo, voar e atrair parceiros.

MAMÍFERO nasce do útero da mãe, exceto ornitorrinco e equidna, que botam ovos. Os pais cuidam dos filhotes e as fêmeas produzem leite para alimentá-los. O corpo é coberto por pelos que servem como proteção e para aquecê-lo. Só há um mamífero pelado, o rato-toupeira não tem pelo para não atrapalhar os movimentos já que vive embaixo da terra.

RÉPTIL é coberto por escamas ou placas ósseas (como a tartaruga) para proteger seu corpo. A maioria bota ovos e não cuida dos filhotes.

PEIXE tem escamas e bota ovinhos para se reproduzir, na maioria dos casos. Algumas espécies têm couro para proteger o corpo, como o bagre. A maioria retira o oxigênio da água, mas alguns respiram por pulmões (fora da água).

 

Raphael Borelli, 9 anos, passou a mão em um pinguim empalhado quando visitou o Aquário de São Paulo. "É muito liso e parece pelo ou cabelo quando cortado bem curtinho", afirma. O garoto acredita que o animal é diferente das outras aves para conseguir nadar e deslizar no gelo. "Seria muito legal se ele conseguisse voar também."

 

Consultoria de Daniel Firme, ornitólogo do Museu Nacional/ UFRJ, Robson Lopes, biólogo da Sabina, e Guilherme Domenichelli, biólogo



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC



Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Verdão TV Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista Notícias do dia 22 do 12 de 1999 Notícias do dia 22 do 12 de 2000 Notícias do dia 22 do 12 de 2001 Notícias do dia 22 do 12 de 2002 Notícias do dia 22 do 12 de 2003 Notícias do dia 22 do 12 de 2004 Notícias do dia 22 do 12 de 2005 Notícias do dia 22 do 12 de 2006 Notícias do dia 22 do 12 de 2007 Notícias do dia 22 do 12 de 2008 Notícias do dia 22 do 12 de 2009 Notícias do dia 22 do 12 de 2010 Notícias do dia 22 do 12 de 2011 Notícias do dia 22 do 12 de 2012 Notícias do dia 22 do 12 de 2013 Notícias do dia 22 do 12 de 2014 Trânsito Santo André Trânsito São Bernardo Trânsito São Caetano Trânsito Mauá Trânsito Diadema Trânsito Ribeirão Pires Trânsito Rio Grande da Serra Tags das notícias