Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Direito São Bernardo: 50 anos

É reconhecido nacionalmente o protagonismo da Faculdade de Direito de São Bernardo...

Do Diário do Grande ABC
28/03/2015 | 11:34
Compartilhar notícia


É reconhecido nacionalmente o protagonismo da Faculdade de Direito de São Bernardo no cenário jurídico do País, sendo motivo de orgulho para o Grande ABC, bom como de todos os alunos, professores e funcionários que contribuíram com a bem-sucedida história de 50 anos de formação de doutores, mestres, advogados, juízes, delegados de polícia, e também profissionais de diversos ramos da área jurídica. A faculdade é autarquia municipal, portanto, pública, fundada em 1964, nascida na região, palco, na época, da expansão da indústria e fortalecimento das multinacionais no País, sendo, posteriormente, referência de acontecimentos políticos que marcaram a história do País, como o início do movimento sindical, oposição ao regime militar e do movimento pelas eleições diretas a presidente da República.

Esse contexto resultou em processo de efervescência das ideias e debates na região, e que ocorria também entre alunos e professores na faculdade. A importância dessa faculdade no cenário e contexto social do Grande ABC é enorme, pois foi através dela que se formou a maioria dos profissionais do direito de nossa região, em razão da qualidade de ensino elevada, curta distância e da cobrança de mensalidade mais acessível por ser pública municipal. Além das ações sociais integradas, como Escritório-Escola, Cartório Anexo do Juizado Especial Cível, que é posto de atendimento da Direito São Bernardo que trata das pequenas causas, trabalho de assistência jurídica gratuita à população carente em posto de serviço instalado no Poupatempo de São Bernardo e a faculdade aberta para a terceira idade dentro dos corredores da instituição.

Em decorrência de sua grandeza, a faculdade pode ser ainda maior no cenário jurídico, a começar pela implantanção dos programas de mestrado e doutorado, propiciando a possibilidade de os alunos da região iniciarem esse aprofundamento científico a preço justo e curta distância. Pode também aproveitar sua vocação histórica na matéria do Direito Administrativo, em razão de ser autarquia e criar espécie de curso de aperfeiçoamento em Direito Administrativo, gestão e administração pública, a se chamar Diogenes Gasparini, em justa homenagem ao eterno professor da casa.

Sugerimos também à Prefeitura e Direção da Faculdade de Direito, o aproveitamento da Planta Arquitetônica presenteada pelo finado Oscar Niemeyer, que planejou, sem cobrar nada, o novo campus da instituição de ensino. Entendemos, portanto, que é motivo de honra a comemoração do jubileu de ouro da Faculdade de Direito de São Bernardo para todo o Grande ABC, sendo cultura da região que gerações de pais e filhos estudem nessa instituição, que é referência nacional no ensino jurídico, e muito nos orgulha ter sido aluno dessa casa.

Fernando Rubinelli é advogado e pós-graduado em Processo Civil pela Faculdade de Direito de São Bernardo.

Palavra do leitor

Paço mente
Seria cômico não fosse grave. A Prefeitura de Santo André teve a cara de pau de questionar a claríssima reclamação do inteligente leitor Carlos Alberto Frabetti (Resposta, dia 21) e diz que está tudo sob controle em relação a podas, entulho e problemas com buracos e que tem cronograma para atender a essas necessidades. Então, por que não cumpre? No fim de janeiro, foi reclamada a negligência da administração em relação aos buracos nas ruas Tumiaru, Aimberê, Anhembi, Maragogipe, Padre Vieira, Figueiras, avenidas Sorocaba e Itamaraty, entre outras. Pois bem. Até agora esses e muitos outros locais continuam abandonados e repletos de buracos. Dengue? Claro que tem. Isso sem falar no crescente mato nas vielas e corredores. No Parque das Nações tem ruas esburacadas desde 2011. Tremenda falta de respeito. Afinal, não é nenhum favor. O IPTU que nos é sugado todo ano é para esses propósitos. Se não tem competência para cumprir o que prometeu, então deixe que alguém com vontade administre a cidade. Carlos Alberto Frabetti 10 x 0 Prefeitura de Santo André.
Gérson Parra Borsos
Santo André

Enganadores
Neste Diário, nesta coluna Palavra do Leitor, foi publicada carta sobre o eventual conhecimento do sistema de propina existente na Petrobras já no governo FHC em 1997, segundo delação de um ex-diretor da empresa (FHC é o pai!, dia 25). No comentário, fica subentendido, a meu ver, que o ex-presidente Fernando Henrique sabia e provavelmente tirava vantagem da situação. Ora, se isso é verdade podemos concluir que com muito mais razões Lula e Dilma também sabiam e sabem e estão levando vantagens com o sistema. Sugestão é torná-los inelegíveis e confiscar os bens dos três. Inclusive cassar o mandato da atual presidente, para sermos justos. A ser verdade, podemos concluir que FHC tirou vantagem do sistema por três anos, Lula por oito e Dilma por quatro anos até o momento? E nós somos ludibriados por 15 anos, ou mais?
Donaldo Dagnone
Praia Grande (SP)

Propinoduto
As informações da ladroeira surgidas até agora são tão graves que, fosse o PT legenda séria, a iniciativa de criação da CPI da Petrobras deveria ter partido dele, assim como também já teria sido expulso da sigla o tesoureiro Vaccari Neto. O que mais me assusta sobre o propinoduto da Petrobras é que estamos perdendo a capacidade de nos surpreender. Nada mais causa espanto, como se esperássemos sempre o pior. Apatia, desânimo e descrença. Quando vamos virar esse jogo e acabar com a sensação de impunidade generalizada? O escândalo na Petrobras levanta questão muito pertinente: por onde anda o sindicato de petroleiros, cujos integrantes sempre se dispuseram a fazer barulho contra a privatização da empresa, sob a alegação de que a Petrobras pertence ao povo brasileiro? Este governo do PT mostra claramente a cara de pau e os truques de marketing com os quais vem enganando os eleitores. Pena que poucas pessoas tenham acesso a esses esclarecimentos.
Francisco Emídio Carneiro
São Bernardo

Bomba no PT?
Bomba no diretório do PT? Engraçado que os experts em bomba sempre foram eles. O que o PT não se conforma é que milhões foram às ruas protestar contra Dillma, PT e este desgoverno, sem nenhum bem público ou privado quebrado. Sem nenhuma briga ou desavença. Aí criam bombas nos diretórios para mostrar que nós somos iguais a eles, porque é a única linguagem que conhecem. O PT está tão previsível que dá dó!
Beatriz Campos
Capital

Resposta
Em resposta à carta do leitor Euripes Siqueira de Aquino Junior (Caramujos, dia 26), a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, informa que há infestação no Parque Escola pelo caramujo Achantina fulica. Recentemente, a equipe da GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses) realizou palestra para orientação dos servidores do local quanto ao procedimento de catação de espécimes. Em fevereiro, durante dois dias, realizou-se a catação e eliminação de espécimes para minimizar o problema. Porém, esse caramujo tem hábito noturno – somente 30% da colônia é removida com a atividade. Com o período de chuvas, não se torna eficaz a aplicação de molusquicida. Caso a ausência de chuvas permaneça, hoje à tarde, será realizada a aplicação do produto.
Prefeitura de Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;