Economia Titulo Metalúrgicos
Volkswagen tem PDV por tempo indeterminado
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
28/03/2015 | 07:16
Compartilhar notícia


Inicialmente anunciado para ser encerrado em 10 de fevereiro e depois prorrogado para o dia 27 do mesmo mês, o PDV (Programa de Demissões Voluntárias) na fábrica de São Bernardo da Volkswagen não tem data para terminar. A empresa admitiu ontem que as inscrições poderão ser feitas por tempo indeterminado.

No início do ano, a montadora revelou que a planta do Grande ABC possui cerca de 2.100 funcionários excedentes à necessidade de produção, entre um universo de cerca de 13 mil colaboradores. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, até a tarde de ontem o PDV já tinha 760 adesões – o equivalente a pouco mais de um terço do total de empregados em excesso. O número se aproxima de 800 – o total de demissões que a Volkswagen havia programado para fevereiro. Os desligamentos foram cancelados após greve da categoria, ocorrida em janeiro.

Oficialmente, a montadora não divulga o número de inscritos e não informa qual é a estimativa de demissões voluntárias. Diz apenas que o programa esteve aberto durante todo o mês de março, e que as condições são as mesmas das anunciadas em fevereiro. Os funcionários que optarem por sair da montadora receberão pacote de benefícios que pode chegar a até dez salários, mais um salário adicional por ano trabalhado na companhia.

Também está aberto PDV na Mercedes de São Bernardo. O prazo para inscrições acaba na terça-feira. Quem decidir sair da empresa receberá, além das verbas indenizatórias, R$ 28,5 mil. Quem estiver em lay-off (suspensão de contrato de trabalho) terá direito a aviso prévio de até 90 dias. A Ford abre o programa na segunda-feira, oferecendo benefício de 83% do salário por ano trabalhado. Para aposentados, o índice é de 140%.

Na GM, em São Caetano, o PDV encerrado na terça-feira teve apenas nove adesões, segundo o sindicato local. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;