Internacional Titulo
Austrália: PIB cresce 2,5% no 4ºtri14/4ºtri13; previsão 2,4%
03/03/2015 | 22:13
Compartilhar notícia


A economia da Austrália cresceu menos do que o necessário no quarto trimestre de 2014 para prevenir uma nova alta do desemprego este ano, mostraram dados divulgados hoje pelo governo australiano.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,5% no quarto trimestre, na comparação com o terceiro trimestre do ano passado. O resultado vem em linha com a expectativa dos analistas ouvidos pela Dow Jones Newswires. Já na comparação com mesmo período de 2013, o desempenho da economia australiana ficou um pouco acima do esperado, crescendo 2,5%. Analistas previam 2,4%.

O ritmo anual de crescimento ficou bem abaixo dos 3,0% que economistas julgam necessários para fazer o desemprego cair. Em janeiro, a taxa de desemprego do país ficou subiu para 6,4%, de 6,1%.

A queda do investimento das empresas, que acontecem em meio ao fim de uma década de boom de commodities, contribuiu para desacelerar a economia australiana no ano passado, levando o desemprego aos maiores níveis em 13 anos. Dados do setor privado indicam que o investimento deve continuar minguado até o ano que vem.

Os novos números podem levar o banco central australiano (Reserve Bank of Australia, RBA) a cortar novamente a taxa de juros de referência, que em fevereiro foi para 2,25% ao ano. Na reunião desta terça-feira, quando decidiu manter a taxa no patamar atual, o presidente do RBA, Glenn Stevens, deu a entender que novos cortes podem acontecer caso a desaceleração da economia chinesa afete o país de maneira mais acentuada. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;