Política Titulo
Santo André pode ser subsede da Copa
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
05/04/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Os moradores de Santo André poderão ganhar uma atração especial em quatro anos. Mais que mera manifestação artística e cultural, a cidade poderá ser eleita uma das subsedes paulistas para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014. A ideia ganhou força com o requerimento encaminhado pelo vereador Paulinho Serra (PSDB) às secretarias municipal e estadual de Esportes e para o Ministério dos Esportes na semana passada.

O pedido do parlamentar surgiu após conversa com o vereador Netinho de Paula (PCdoB da Capital), que sugeriu ao colega de Santo André a inclusão do município na lista dos candidatos a receber uma delegação de futebol internacional durante o mês de disputa da Copa - o primeiro passo (ofício enviado às secretarias e ao ministério) já foi dado. "Agora vamos tentar mobilizar as autoridades para que este pedido seja avalizado", destaca o tucano.

De acordo com Paulinho Serra, diversos fatores podem ser favoráveis a Santo André na concorrência com as demais cidades paulistas para abrigar uma seleção. "Temos boa rede hoteleira e de restaurantes, campos de futebol satisfatórios e proximidade com São Paulo", contabiliza.

Ao exaltar as instalações do município, o tucano deixa claro que não seriam necessários grandes investimentos para abrigar uma equipe durante a competição esportiva que mais fascina os brasileiros. "Se a delegação fosse chegar à cidade daqui a 15 dias já estaríamos prontos", analisa.

Ainda não está definido o número de subsedes da Copa do Mundo em São Paulo, mas o mais provável é que ao menos quatro delegações instalem-se no Estado durante a competição, já que o Estádio do Morumbi deverá receber partidas importantes, como o jogo de abertura. Até o momento 14 cidades candidataram-se a receber as delegações, sendo que Ubatuba, no Litoral, e Jaguariúna, no Interior, já teriam conquistado a simpatia do governo estadual.

O esforço de Paulinho Serra em trazer um selecionado para Santo André é em virtude também dos ganhos econômicos que isso traria. "É importante destacar que um evento como a Copa do Mundo traz muitos recursos para a cidade, como, por exemplo, nos setores de hotelaria e gastronomia, gerando empregos diretos e indiretos."

Transportes - Um dos principais problemas a serem amenizados pelo governo brasileiro até a disputa da Copa do Mundo recai sobre o sistema de transporte público. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já foram advertidas pela Fifa a buscarem soluções. Por isso, no documento enviado às secretarias e ao Ministério do Esporte, Paulinho Serra enfatiza a facilidade de locomoção de Santo André até a Capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;