Nacional Titulo
Médicos do HC realizam cirurgia em bebê dentro do útero
Por
02/07/2010 | 08:40
Compartilhar notícia


Uma cirurgia pouco comum, em que a intervenção acontece enquanto o bebê ainda está unido à mãe pelo cordão umbilical, foi realizada no sábado, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e salvou a vida de Helena Pontara. A menina tinha má formação na traqueia que impediria a chegada do oxigênio nos pulmões caso o cordão fosse cortado.

Ela poderia morrer de asfixia ou sofrer danos graves cerebrais se a cirurgia fosse realizada sem que houvesse circulação gasosa entre ela e a mãe. O problema foi descoberto quando Helena tinha 16 semanas de gestação. "O diagnóstico precoce pela ecografia e a nossa estrutura foram importantes", afirmou o chefe da disciplina de Cirurgia Pediátrica, Miguel Ángelo Agulham.

Depois que a mãe, Paula Regina Pontara, 33 anos, moradora em Telêmaco Borba, na região central do Paraná, procurou o HC, foram seis semanas de preparação para a cirurgia.

A cesariana, prevista para ser realizada na 38ª semana, precisou ser antecipada em quatro semanas, porque a mãe entrou em trabalho de parto,

Ela recebeu anestesia geral e medicamento para que o útero parasse de contrair e não expulsasse a placenta. Enquanto isso, o bebê, sobre as pernas da mãe, era submetido à traqueostomia. Somente quando essa cirurgia foi encerrada, o cordão foi rompido e o bebê passou a respirar espontaneamente. Agora, ele permanece na UTI pediátrica, em situação estável, ainda ligado a aparelhos. Não há previsão de alta.

O procedimento todo demorou cerca de duas horas e contou com a participação de 25 profissionais do hospital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;