Memória Titulo Memória
Este diário levou 60 anos para ser escrito

Casa e família do colono italiano Pietro Meneghel, chegado a São Caetano na leva de 1887...

Ademir Medici
25/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Casa e família do colono italiano Pietro Meneghel, chegado a São Caetano na leva de 1887. Ele recebeu o lote número 86 do Núcleo Colonial, perto da Estrada das Lágrimas. Única foto conhecida de casa de colono de São Caetano, tirada entre 1900 e 1910.”

“16-9-1888 – O colono Santo Gava escreve ao presidente da Província para expor o seu drama: há seis grandes formigueiros em seu lote e outros pequenos que lhe destroem toda a plantação, em especial as videiras que estão agora brotando.”

Do livro do professor Martins a ser lançado hoje à noite.

Noite solene e de festa em São Caetano: professor José de Souza Martins lançará hoje o livro Diário de uma Terra Lontana – Os ‘fait divers’ na história do Núcleo Colonial de São Caetano. A publicação é da Fundação Pró-Memória

O livro inaugura as celebrações do terceiro centenário da construção, no mesmo local em que se encontra atualmente a igreja matriz da Paróquia São Caetano (Matriz Velha), da primeira capela, entre 1717 e 1720, a que deu o nome de São Caetano ao bairro do Tijucuçu, que já existia desde o século 16.

Martins narra a sequência dos dias na vida dos colonos italianos vindos principalmente do Vêneto, da Lombardia e do Molise, na Itália, para a atual São Caetano, no último quartel do século 19, e expõe os pequenos e desencontrados episódios próprios do tempo da busca e da incerteza no país distante.

Diário de uma Terra Lontana

Lançamento: hoje, às 19h.

Local: Câmara de São Caetano, Plenário dos Autonomistas. Endereço: Avenida Goiás, 600. Nota – Professor Martins proferirá a palestra Uma nova história de São Caetano – A história social do Brasil nos detalhes esquecidos de uma história local.

CINCO LIVROS

Texto: José de Souza Martins

Por pura coincidência, entre o fim de outubro de 2014 e julho de 2015, estão sendo publicados meus cinco mais recentes livros, três deles nesta semana:

Diário de uma Terra Lontana

Os “faits divers” na história do Núcleo Colonial de São Caetano, 2015, 257 p., que apresenta resultados de uma pesquisa de 60 anos em arquivos históricos do Brasil (São Paulo, Rio, Salvador e Recife), de Portugal, da Itália, da Holanda e da Inglaterra.

Desavessos

Crônicas de poucas palavras, Editora Com-Arte, São Paulo, 2014, 138 p., crônicas e fotografias. Desavessos é um livrinho dedicado a pessoas do Grande ABC, com crônicas inspiradas nas ruínas da Cerâmica São Caetano e em Paranapiacaba e fotos em P&B feitas nesses locais. Logo após o início das aulas, haverá lançamento na Livraria da USP, na Cidade Universitária, em seguida haverá lançamento na Livraria Alpharrabio, em Santo André.

Linchamentos

A Justiça popular no Brasil, Editora Contexto, São Paulo, 2015, 208 p., que reúne análises de 2.004 linchamentos e tentativas de linchamento em pesquisa realizada nos últimos 20 anos com auxílio da Fapesp e bolsa de pesquisa do CNPq.

Uma Sociologia da Vida Cotidiana

Editora Contexto, São Paulo, 2014, 224 p, saiu no fim de outubro.

Para julho está prevista a publicação de meu livro sobre a cidade de São Paulo, que reúne 170 artigos que publiquei no caderno Metrópole, do jornal O Estado de S.Paulo, nos últimos dez anos. A Editora da Unesp e a Imprensa Oficial estão preparando uma primorosa coedição ilustrada do livro. Dou este esclarecimento porque estou enviando convites para os diferentes lançamentos programados, mas também para dar notícia dos livros, em função dos diferentes interesses que contemplam.

Embora me sinta muito honrado com o comparecimento dos amigos aos lançamentos de meus livros, compreendo que nem sempre é possível atender a tantas solicitações em curto período e em diferentes lugares. Ficarei feliz se me der o prazer de abraçá-lo ao menos numa das ocasiões.

Diário há 30 anos

Domingo, 24 de fevereiro de 1984 – ano 27, nº 5758

Desfiles – O Carnaval de rua saiu mais fortalecido este ano no Grande ABC. E provou que a população gosta de desfiles, pois grandes multidões lotaram todos os dias as avenidas de Santo André, São Bernardo e Mauá por onde passaram os sambistas. O que fazer a partir de agora? É a questão que se coloca.

- Indispensável mais apoio em Santo André (Claudia Muller).

- Hora da verdade em São Bernardo (Ademir Medici).

- Tempo de amadurecimento em Mauá (Rosa Baptistella Faro).

Indústria – Autopeças brasileiras buscam maior fatia no Exterior.

Lazer – Volkswagen Clube: história de 27 anos.

Ciência & Tecnologia (Diógenes Silva) – Cientistas procuram domar o raio.

Beleza masculina (Marli Olmos) – Os homens mudaram? Não, os tempos é que são outros; manicure com tratamento semanal; até como exigência profissional.

Em 25 de fevereiro de...

1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Jornada de calma no teatro ocidental da guerra; vários navios vão a pique, torpedeados por submarinos alemães.’

1920 – Realizada sessão solene no Teatro Municipal de São Paulo em memória do comendador Ermelino Matarazzo, no trigésimo dia da sua morte, em acidente na Itália. A Sociedade Savoia, de Santo André, e a Príncipe de Gales, de São Caetano, marcam presença ao ato.

1925 – Fundada a Biblioteca Municipal de São Paulo, hoje denominada Mário de Andrade.

1935 – Prefeito Felicio Laurito baixa o ato número 132 que cria uma escola profissional em Santo André, a atual Júlio de Mesquita, hoje estadual.

1970 - Aos 85 anos, falece Maria Adelaide Rossi, viúva do engenheiro-arquiteto Dominiano Rossi e nome de escola profissionalizante na Vila Euclides, em São Bernardo.

- Estado cria dois ginásios em Diadema: o do Grupo Escolar Miguel Reale, em Piraporinha; e o João Ramalho, no Centro.

1975 – Governador paulista Laudo Natel recebe o título de Cidadão Andreense, em solenidade realizada na Câmara.

Santos do dia

- Santa Valburga (Inglaterra, 710 – Alemanha, 779). Monja. Realizou grande trabalho de evangelização, auxiliada pelos sobrinhos missionários.

Crédito da estampa: quadro da igreja do Palácio de Atinhy, França.

- Vitor

- Cesário de Nazianzo

- Hereno
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;