Setecidades Titulo Campeã
Nova Era vence Carnaval em Mauá pela primeira vez

Escola comemorou em seu samba-enredo a volta da Folia na cidade após quatro anos

Felipe Simões
Yara Ferraz
17/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A grande campeã do Carnaval de Mauá é a Acadêmicos da Nova Era. Após apuração na tarde de ontem no Grêmio Mauaense, a escola venceu as concorrentes com 199,5 pontos, levando nota máxima dos jurados em oito das dez categorias (leia mais ao lado).

O segundo dia de desfiles, que começou na noite de domingo e foi até a madrugada de ontem na Avenida Portugal, alternou momentos distintos. Além do atraso de duas horas e quarenta minutos por conta da demora de alguns jurados, temporal afastou o público no início, mas não esfriou a festa da Tradição da União Imperial, que cantou sobre amor e ódio.

Com desfile correto, a escola fez bonita festa na avenida e não considera que a tempestade tenha atrapalhado seu desempenho. “A chuva deixou mais gostoso”, afirmou o presidente da agremiação, Gilberto Caetano.

Quando a São João entrou na avenida, a água já dava lugar ao seu oposto – o fogo. Com samba-enredo sobre a comunicação, a escola elaborou espetáculo na comissão de frente que levou ao delírio a torcida nas arquibancadas. Tal como em um circo, um dos integrantes da ala cuspia fogo para o alto, surpreendendo os presentes.

Além disso, as fantasias da São João não foram tão prejudicadas pela chuva e, por isso, pareciam mais vistosas. “A escola cumpriu bem o seu papel. O retorno do Carnaval é uma grande vitória”, elogiou o diretor de harmonia da escola, Rudnei Maciel, enquanto diversos integrantes cantavam a plenos pulmões ‘o campeão voltou’ na zona de dispersão.

Outra que agradou bastante o público foi a Unidos do Sílvia Maria, que cantou sobre as quatro estações do ano. Além das fantasias condizentes com a primavera, o verão, o outono e o inverno, um dos pontos fortes da escola foi a bateria do mestre Antônio Carlos Pereira. Com paradinhas bem ensaiadas para que coincidissem com o grito ‘Eu sou Sílvia Maria’, a manobra fez o público cantar junto.

“Trabalhamos três anos em cima disso. Fiz a composição para ficar exatamente desse jeito”, afirmou o mestre de bateria, bastante festejado pelos integrantes de sua ala.

A quarta escola a entrar na avenida foi a Ordem e Progresso, que versou sobre mulheres guerreiras. Ao contrário das duas agremiações anteriores, teve problemas com as fantasias em pelo menos duas alas. Em uma delas, uma integrante não tinha o chapéu e todas as outras foram obrigadas a desfilar sem o adereço. Em outra, a armação de arame que sustentava a vestimenta quebrou e ficou pendurada enquanto o folião dançava.

A penúltima escola a desfilar foi a União da Vila, que cantou sobre a sabedoria popular. O ponto forte foram as fantasias, em tons nos quais predominavam o rosa e o verde, as cores da agremiação.

A Nova Era encerrou o desfile mauaense cantando sobre o próprio Carnaval e sua doce ilusão. Assim como a Sílvia Maria, a agremiação fez paradinhas com a bateria enquanto o samba-enredo era cantado. Porém, como o desfile ocorreu entre 5h e 6h, o público já era minguado e prejudicou a ideia dos carnavalescos, que queriam que os foliões cantassem junto o refrão “Agonizou/Mas não morreu.”

POLICIAMENTO

A Segurança foi feita por 127 integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal), 90 homens da PM (Polícia Militar) e mais dez da Polícia Civil, que atuavam em delegacia móvel para registrar ocorrências. Não houve incidentes no decorrer dos dois dias de desfiles, o que foi comemorado pelas forças de Segurança. (colaborou Yara Ferraz)

Segundo lugar precisou de três critérios de desempate

Pela primeira vez em 18 anos de história, a Acadêmicos da Nova Era é campeã do Grupo 1 do Carnaval. A agremiação levou nota 10 em oito categorias e dois 9,75 em fantasia e mestre-sala e porta-bandeira. A escola recebe R$ 5.000.

Em seguida veio a São João, com um ponto atrás da primeira colocada, sendo que ambas se mantiveram empatadas até a metade da apuração.

A escola empatou em segundo lugar com a Unidos do Sílvia Maria, ambas com 198,5 pontos. O critério de desempate deveria ter sido decidido pela bateria ou comissão de frente, porém, as duas tiveram a mesma pontuação. O vice-campeonato foi garantido pelo casal de mestre-sala e porta bandeira, sendo que o da São João foi nota 10.

O presidente da Nova Era, Justino Luiz da Silva, não conteve as lágrimas. “Há oito anos subimos do Grupo 2 e agora ganhamos pela primeira vez. Nossa comunidade é a melhor do mundo, tanto que ano que vem vamos homenagear a história da escola no enredo.”

O presidente da São João, Cláudio Luiz de Sousa, não escondeu o desapontamento. “É complicado porque a chuva acabou com o nosso brilho. A gente não entende, porque fizemos um desfile de campeã.”

A quarta colocada, que escapou do rebaixamento, foi a União da Vila, com 197,75 pontos. A Ordem e Progresso (196,75 pontos) e a Tradição da Unidos do Imperial (196,5) estão no Grupo 2.

Quem fará parte da elite a partir de 2016 é a Dragões do Nova Mauá, com 198,5 pontos. Este foi o primeiro ano que a escola concorreu ao título. “Somos a mais nova, fundada em 2006, e é uma grande emoção conseguir o título”, disse o presidente, Robson Roberto Soares, o Vereador Betinho. A vice-campeã Imperatriz Mauaense, com diferença de meio ponto, também sobe.

Agremiações elogiam retorno dos desfiles

As escolas até podem ter sido rivais na avenida, mas fora dela, o pensamento é só um: o de que a volta do Carnaval em Mauá após hiato de quatro anos é benéfico para a cidade.

“É maravilhoso. Mauá tem essa tradição. As pessoas vão aderir novamente. Nas décadas de 1980 e 1990, Mauá tinha o melhor Carnaval do Grande ABC. Agora estamos resgatando isso”, afirmou a coreógrafa da Ordem e Progresso, Zilda Silva.

“É ótimo. Acreditaram na gente. Estamos mostrando que podemos fazer Carnaval e em 2016 vai ser melhor ainda”, destacou Justino Luís, presidente da Nova Era.

“O Carnaval em Mauá é tudo de bom. A cidade precisava dessa cultura novamente”, comentou Rose Sampaio, primeira porta-bandeira da São João.

Apesar dos elogios e da satisfação dos participantes, a festa não foi perfeita. “(O retorno) Foi uma boa. Como está voltando, ainda tem alguns detalhes para arrumar, mas gostei bastante. Espero que continue por muitos e muitos anos”, afirmou o mestre-sala da União da Vila, Evandro do Nascimento.

FUTURO

O prefeito Donisete Braga (PT) já confirmou a manutenção da festa para 2016 e defendeu a criação de mecanismos para reaproveitar o material da Folia deste ano.

Além disso, tramita na Câmara emenda parlamentar para que se transforme as escolas em centros culturais, inclusive com aulas de costura e marcenaria voltadas para os jovens – habilidades que podem ajudar na confecção de fantasias e carros alegóricos para o ano que vem.

Os jovens formaram boa parte do público do Carnaval na madrugada de ontem. Para representantes da Prefeitura da cidade, é um sinal de que principalmente essa parcela da população gostou do retorno do Carnaval e aproveitou o momento para ocupar um espaço do município ao lado de suas respectivas comunidades. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;