Setecidades Titulo Santo André
Enredo da Palmares presta homenagem aos orixás africanos
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
08/02/2015 | 11:33
Compartilhar notícia


Após cinco anos, a escola de samba Palmares está de volta ao grupo de elite do Carnaval de Santo André. Para celebrar a conquista, a comunidade prepara homenagem aos 16 orixás mais cultuados no Brasil com o enredo Tem xirê no terreiro da Palmares. Axé a coroa de Oxalá.

 A proposta é levantar a bandeira do repúdio ao preconceito contra as religiões trazidas da África para o País e seus seguidores, e também abordar o espiritismo, explica o fundador da agremiação, Luiz Gonzaga Alves, conhecido como Marinheiro. “Queremos ressaltar a importância da fé e, ao mesmo tempo, festejar. Xirê quer dizer festa”, explica, ao ressaltar que o desfile contará com a presença de diversos líderes e frequentadores de centros espíritas da cidade.

 A proposta também foi destacada na letra do samba-enredo, composta pelo fundador da escola junto de um de seus filhos, Robson Batista. “Nossa homenagem aos orixás estará distribuída por todas as alas, comissão de frente, destaques, casais de mestre-sala e porta-bandeira”, comenta.

 O presidente da agremiação, Adilson Gonzaga Martins Alves, também credita aos orixás o fato de a escola contar com verba extra para completar o valor fornecido pela prefeitura – R$ 34 mil – e garantir o desfile deste ano. “São eles que estão amolecendo os corações das pessoas, que estão nos auxiliando para que doem”, acredita. A estimativa é que os gastos cheguem a R$ 70 mil.

 O enredo foi pensado pelo carnavalesco Mauro Xuxa e posto em execução por comissão de Carnaval criada pela Palmares. “Cada fantasia vai representar uma entidade e cada ala um dos orixás. Está tudo muito caprichado. Temos um carro alegórico de seis metros de altura com uma imagem de São Jorge”, revela, empolgado, Alves.

 A escola será a primeira a entrar na Avenida Firestone no domingo de Carnaval. Apesar de o horário não ser dos melhores, já que boa parte do público ainda não chegou à passarela do samba andreense por volta das 20h, a comunidade encara o desafio com otimismo. “Nossa meta é sempre vencer. Com todo o respeito, faremos um desfile forte para deixar o problema para as demais escolas que virão depois, que terão de nos superar”, ressalta Marinheiro.

 O desfile contará com 400 componentes divididos em dez alas. Serão três carros alegóricos e um quadripé. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;