Setecidades Titulo Religião
Grande ABC ganha santuário dedicado ao Senhor do Bonfim

Igreja localizada no Parque das Nações, em Santo André, é a segunda da região a receber a honraria

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
07/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A Paróquia Senhor do Bonfim, no Parque das Nações, foi elevada a santuário pela Diocese de Santo André. A conquista, a pedido da própria comunidade, transforma o espaço no destino de romeiros de todo o País que desejarem homenagear ou pedir alguma graça à figura de Jesus Cristo durante sua ascensão ao céu, conforme a fé católica.

O pároco do templo, frei Nestor Marin, explica que a mudança simboliza realização de sonho antigo dos paroquianos. “Não muda nada substancialmente, mas a partir de agora outras pessoas que não só a comunidade local passarão a frequentar a igreja.” O religioso destaca ainda que não haverá alterações estruturais no espaço. “Estamos pensando também em algumas formas de divulgação do santuário, visto que não temos padroeiro, mas o próprio senhor crucificado, que para nós, franciscanos, é de grande significado.”

Frei Nestor ressalta, entretanto, a necessidade de maior organização na administração do espaço. “Os funcionários devem estar mais atentos às necessidades dos romeiros, que geralmente chegam em busca de confissão e aconselhamento”, diz. Além do pároco, o santuário conta com um vigário – frei Bruno Maria Manzoni – e um sacerdote – frei Everson Garcia.

O espaço fica aberto entre 6h30 e 20h30 e realiza duas celebrações litúrgicas por dia. Há possibilidade, de acordo com o pároco, de se instituir uma terceira missa, às 12h, o que contemplaria fiéis em horário de almoço. Já a secretaria funciona entre 7h30 e 19h30.

A conquista marca ainda o aniversário de 72 anos da paróquia, que será comemorado no dia 18 de abril. A data corresponde à chegada da cruz principal do templo religioso trazida de Salvador, na Bahia. “Ela (cruz de madeira) foi mandada da Catedral da Sé para a igreja mais pobre da época”, ressalta o frei. Tendo em vista o momento histórico, o dia foi um dos sugeridos ao bispo diocesano dom Nelson Westrupp para a realização da cerimônia que oficializará a paróquia como santuário. “Seria um momento muito bonito, mas vamos aguardar o retorno do bispo. Acredito e torço para que ocorra ainda neste semestre”, diz o pároco.

A Paróquia Senhor do Bonfim está sob a responsabilidade da Ordem dos Frades Menores Conventuais, da província de São Francisco de Assis, desde 1949. “Quando chegamos aqui, éramos poucos frades em missão. Esse ponto era usado como parada do ministro providencial durante as missões”, lembra frei Nestor.

NOSSA SENHORA

A região ganhou seu primeiro santuário em outubro de 2011, quando a paróquia dedicada à Nossa Senhora Aparecida, em São Bernardo, foi elevada a centro de espiritualidade. Desde então, o local passou a ter tempo dedicado a celebrações eucarísticas, confissões, bênçãos, atendimento personalizado e até visitas aos fiéis.

Quanto à parte financeira, diferentemente de uma paróquia, o santuário vive, sobretudo, das intenções de missas, das esmolas e das doações depositadas em seus cofres, enquanto a igreja pode contar com ajuda financeira por meio do dízimo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;