Política Titulo Levantamento
Lauro despenca na avaliação em Diadema

Antes 2º colocado no ranking de prefeitos, verde recebe nota 4 da população e fica em penúltimo

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
01/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O governo do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), registrou a pior queda na avaliação dos chefes de Executivo da região, conforme nova rodada de levantamento do DGABC Pesquisas, a pedido pelo Diário. A nota do diademense ao trabalho do verde despencou: recuou de 4,9 para 4, fazendo com que o político saísse da vice-liderança regional para ser o segundo pior gestor público do Grande ABC – ficou à frente somente de Saulo Benevides (PMDB), que obteve nota 2,7. Foi o pior desempenho de Lauro desde a primeira rodada de pesquisas sobre os atuais governos municipais, em junho de 2013.

A redução na nota vem acompanhada dos índices de reprovação elevados. Quase metade dos entrevistados – 49,8% – classifica o trabalho do ex-vereador à frente do Paço como ruim (21,5%) ou péssimo (28,3%).

Na mesma toada, caiu vertiginosamente o número de munícipes que elogiam a gestão verde. Se na segunda quinzena de setembro 33,5% achavam bom ou ótimo o mandato de Lauro, agora só 18,3% aprovam o governo do PV. Outros 29,1% veem a administração como regular.

A redução drástica da confiança popular se explica nas notas oferecidas aos serviços de Saúde do município. Melhorias em hospitais públicos e atendimento em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) receberam nota 3,1, a pior nos 16 setores consultados pelo DGABC Pesquisas. A melhor é varrição de ruas, com nota 5,8.

A gerência da Saúde vem se mostrando calcanhar de Aquiles do governo Lauro. O departamento é liderado pelo ex-prefeito José Augusto da Silva Ramos (PSDB), que desagrada até mesmo integrantes do primeiro escalão da administração do PV. Desde o início do mandato, por volta de 120 médicos pediram demissão da rede pública. O desfalque atingiu diretamente os serviços oferecidos: a UTI de pediatria do Hospital Municipal de Piraporinha teve de ser fechada e o atendimento da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Paineiras não é mais 24 horas. Entre as promessas de Lauro estão a admissão de profissionais e adesão de método alternativo no sistema municipal, propostas longe de serem cumpridas.

Os moradores de Diadema estão divididos a respeito da evolução do governo de Lauro Michels. No total, 31,1% acreditam que a administração vai piorar até dezembro de 2016; 36,5% acham que vai melhorar e 27,5% creem que a gestão continuará como está.

O prefeito viu também redução acentuada na popularidade entre os mais jovens, fatia do eleitorado que votou em peso no então vereador, há três anos. A aprovação na faixa etária de 16 a 24 anos caiu de 35,5% para 15%. A rejeição entre os mais jovens chegou a 49,4%.

Um número positivo para Lauro foi que ele viu crescer a análise ao seu trabalho entre os entrevistados que declararam ter votado em Mário Reali (PT) em 2012. Na segunda quinzena de setembro, o verde conquistou nota 2,9 entre os apoiadores do petista. Agora tem nota 3,1. Já quem revelou ter apostado em Lauro na campanha de 2012 ofereceu nota média de 4,2.

O DGABC Pesquisas ouviu 400 munícipes na segunda-feira. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para um nível de confiança de 95%. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;