Política Titulo Pesquisa
Eleitorado mantém
4,6 a Grana

Com dois anos de mandato, prefeito de Sto.André
tem alta no índice de regular, de 17,4% para 31%

Por Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
01/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Completados dois anos de mandato, o governo do prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), manteve nota 4,6 dos munícipes ouvidos pelo DGABC Pesquisas, em estudo encomendado pelo Diário. O número é idêntico ao recebido do eleitorado andreense na sondagem anterior, de setembro. Em contrapartida, houve oscilações nos índices de avaliação do ex-deputado estadual à frente do Paço. Em destaque, cresceu consideravelmente o percentual de regular à gestão do petista. Há quatro meses, eram 17,4%. Agora são 31%.

A rejeição ao governo Grana teve registro de leve queda. Na ocasião, o índice daqueles que reprovam a administração do PT era de 44,2%, sendo 19,4% ruim e 24,8% péssimo. Hoje, o percentual dos que criticam a condução do Executivo caiu para 42,7%, sendo 20% de ruim e 22,7% de péssimo. Por outro lado, a aprovação sofreu grande baixa: despencou de 33,8%, do último levantamento, para 21,5% – a quantidade de quem acha a gestão ótima saiu de 4% para 2,4% e o volume de quem considera o mandato bom pulou de 29,8% para 19,1%. No estudo atual, 4,8% não souberam responder.

Na análise de setores específicos, as áreas que receberam principais notas foram melhorias nas EMEIs (pré-escola), com conceito médio 5,8, e atuação na limpeza e varrição de ruas, com 5,7. Na parte de baixo da tabela, melhorias nos hospitais tiveram registro de 4,1 e construção de moradias populares, 3,9. Dos entrevistados, 61,8% se disseram satisfeitos em morar em Santo André. Aqueles que confiam que o governo vai melhorar estão em 30,1% – 36,5% acreditam que a gestão continuará como está e 27,7% avaliam que haverá piora até o fim do ano que vem.

Diante da justificativa de Orçamento apertado, Grana encontrou barreiras nos dois primeiros anos para tirar do papel projetos do plano de governo divulgados durante a campanha eleitoral. Em balanço do mandato, no fim de 2014, o prefeito admitiu que cumpriu aproximadamente 30% de suas promessas. Contudo, ele próprio joga as expectativas no exercício vigente para concretizar propostas elaboradas até o momento.

O petista faz pesquisa interna na busca por marca à sua gestão. Ele prevê o repasse de R$ 950 milhões do governo federal para auxiliar na execução de itens, como a construção de dez creches. A União reservou 20% – R$ 8 milhões. Passe escolar gratuito foi um passo. A implantação da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Pedroso, a segunda da cidade, e obras viárias, como o alteamento da Avenida dos Estados, no bairro Santa Terezinha, e erguer a segunda alça do Viaduto Antônio Adib Chammas, no Centro, também estão sendo preparadas para este ano para tentar ganhar fôlego.

CONCEITO

Eleitores de Grana deram conceito 5,6 à administração do ex-sindicalista. Os votantes do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) ofereceram nota 3,6.
A sondagem escutou 400 munícipes na terça-feira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;