Setecidades Titulo Habitação
Ocupantes de área do Skaff pedem moradia

Famílias que foram alvo de remoção truculenta na semana passada fazem ato em São Bernardo

Daniel Macário
Especial para o Diário
29/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Aproximadamente 30 moradores do assentamento Skaff, localizado no bairro Batistini, em São Bernardo, realizaram ontem manifestação, com apoio do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), em frente à Secretaria de Habitação, no bairro Rudge Ramos. As famílias, que ocuparam a área recentemente, pedem solução habitacional após tentativa de remoção truculenta por parte da GCM (Guarda Civil Municipal), na semana passada.

Segundo os ocupantes, integrantes da Pasta haviam prometido que ninguém seria desapropriado sem garantia de ajuda. Entretanto, na terça-feira grupo de moradores recebeu notificação informando que deveria sair do local imediatamente. “Não sei mais o que fazer. Perdi o emprego por conta dos dias que tive que faltar para não invadirem meu barraco e agora mandam eu sair sem ajuda nenhuma”, lamenta a desempregada Maria Brandão Cavalcante, 26 anos.

Os manifestantes foram recebidos pelo secretário adjunto de Habitação, Paulo Massoca. “Hoje temos aproximadamente 38 mil pessoas nessas condições na cidade e só 13 projetos habitacionais em andamento. No momento o que podemos fazer é buscar auxílio aluguel, mas isso não está garantido porque o benefício é para famílias que vivem em assentamentos irregulares que passarão por urbanização. Enquanto isso, é indicado que esses moradores retornem para o espaço em que viviam antes, seja a casa de parentes ou outros tipos de moradias”, disse Massoca, que garantiu que irá verificar alternativas para o grupo. “Firmo compromisso que até amanhã (hoje) darei um retorno para o MLB, que irá posicionar os habitantes sobre o caso”, afirmou.

A Prefeitura, em nota, explicou que continuará o trabalho de fiscalização para evitar novas ocupações no Skaff, que tem acordo firmado com a Justiça para suspensão da reintegração de posse de 159 famílias desde 2009, a fim de que a administração municipal pudesse buscar solução habitacional definitiva. Como parte do acordo, o Executivo afirma ter se comprometido a ‘congelar’ a ocupação a fim de que outras famílias não entrem na área. Ainda conforme a nota, a solução de moradia está em fase final, porém, não foram informados detalhes sobre qual empreendimento será ocupado pelos moradores do Skaff.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;