Setecidades Titulo Mobilidade
Trânsito piora até 30% com volta às aulas

Prefeituras mobilizam agentes na porta das escolas mais movimentadas nos horários de pico

Por Daniel Macário
Especial para o Diário
28/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A volta às aulas marca o retorno de problema que se tornou comum no entorno das escolas: os congestionamentos. Conforme as prefeituras, a frota em circulação nas principais vias chega a aumentar até 30% com o retorno de alunos.

Ontem, segundo dia de aula para boa parte da rede privada de ensino, o Diário percorreu o entorno de algumas instituições e acompanhou as dificuldades encontradas por pais e responsáveis de estudantes na entrada e saída das escolas.

Em Santo André, a Rua Álvares de Azevedo, no Centro, foi um dos trechos em que o motorista teve de ter paciência. A via, que tem duas instituições de ensino – Colégio Singular e Liceu Monteiro Lobato – registrou pico de congestionamento na saída do turno da manhã. “Sempre chego com 30 minutos de antecedência para pegar um lugar privilegiado na frente do portão. Caso contrário, fico parada na fila confusa que se forma no fim da rua”, relata a corretora Michele da Paz, 39 anos, que ainda fala sobre outras dificuldades no local de espera. “Além da enorme fila dupla, o pior é ter que aguentar o calor insuportável dentro do carro.”

Já em São Caetano, município que registra a maior expectativa de aumento do tráfego de veículos com a volta às aulas, com fluxo 30% maior, responsáveis por discentes do Instituto de Ensino Sagrada Família, no Centro, também sofreram com o congestionamento local. Segundo a motorista de van Carmen Dias, 58, o desrespeito às normas de trânsito é frequente. “Infelizmente, muitas escolas não têm local para estacionar e os pais acabam fazendo filas enormes na frente dos colégios.”

Para amenizar o impacto do aumento de veículos, algumas prefeituras da região iniciaram nesta semana ações especificas em horários de pico. Em São Caetano, agentes de trânsito estão em frente às escolas localizadas em vias de movimentação intensa para orientar motoristas e auxiliar na travessia dos alunos.

Já em Mauá, onde o aumento do fluxo com o fim das férias chega a 25%, o Departamento de Trânsito coloca em sua programação ações variadas para monitoramento e orientação de trânsito.

Em Santo André, o DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) informou que o volume de veículos nas vias da cidade tende a crescer 25% com a volta às aulas. Entretanto, o órgão informou que não foi verificado este aumento ainda nesta semana, já que nem todas as escolas retomaram às aulas.

De acordo com a Prefeitura de Diadema, o retorno dos estudantes dos colégios particulares foi considerado tranquilo e não foi registrado nenhum congestionamento. A administração não soube informar a estimativa de aumento de veículos. Já São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não responderam.

Colégios colocam equipes de apoio para ajudar motoristas

Sem poder contar com o apoio diário do Departamento de Trânsito, algumas instituições particulares de ensino do Grande ABC decidiram investir na mobilidade urbana do entorno de suas instalações por meio da capacitação de profissionais que auxiliam no fluxo de veículos gerado pela escola.

O Colégio Singular, unidade Santo André, é um exemplo. A instituição conta com cinco profissionais operacionais que ajudam no fluxo dos veículos na entrada e saída dos estudantes. De acordo com a diretora pedagógica Maria Eunice Cardoso, o processo tem otimizado o tempo de espera dos pais e responsáveis. “A ideia surgiu como uma solicitação do comércio e até mesmo pela necessidade da escola de não causar transtorno para os pais dos alunos. Estamos numa área central da cidade, por isso, precisamos ter um trânsito bom. Todos saem ganhando.”

Além dos funcionários operacionais, outros trabalhadores do colégio colaboram no apoio aos motoristas. Ainda neste ano, a diretoria do Singular decidiu colocar faixa na via para orientar o motorista sobre a proibição de estacionar em fila dupla. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;