Diarinho Titulo Tira-Dúvidas
Como é produzida a tinta?
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
25/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A tinta é o resultado de um processo químico, ou seja, é produzida por meio da combinação de algumas substâncias. Os componentes básicos são: resinas, pigmentos, diluentes e aditivos. 

As resinas são responsáveis pela formação da película protetora, que deixa a tinta brilhante e fixada nas paredes e objetos depois de seca. 

Os pigmentos são como areias coloridas que dão cor e textura. Já os diluentes, também chamados solventes, deixam a tinta líquida para que não endureçam ao longo do tempo. 

Também são utilizados aditivos, que servem para melhorar a aparência da tinta. Os mais comuns são: secantes, antiespumantes, bactericidas e fungicidas. Tudo isso deixa a tinta mais especial e cara, como no caso daquelas que secam mais rápido. 

Cada tipo de tinta tem uma função específica. Existem aquelas usadas para pintar paredes, madeira, automóveis, quadros e telas, as que usamos nas escolas e até as de cabelo. Para cada uma delas há fórmula diferente para que tenham qualidade.

Das cavernas até os dias atuais

As primeiras tintas foram usadas na pré-História, há milhares de anos. Foram produzidas a partir da mistura de terra com sebo (espécie de gordura) ou resina vegetal. Foram usadas para os primeiros desenhos e pinturas registrados em cavernas. Estima-se que as mais antigas dessas obras tenham sido feitas 40 mil anos atrás. 

O modo de produzir a tinta evoluiu ao longo do tempo com novas técnicas e matérias-primas, mas o avanço foi lento. Até que, no século 20, passaram a usar produtos petroquímicos para a fabricação da substância. É desse modo que ela é feita hoje em dia. 

Consultoria de Gisele Bonfim, gerente técnica da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas.


Pergunta de: Isabella Barbosa Martins, 8 anos, de Diadema, costuma usar tinta em trabalhos da escola e tem curiosidade em saber como são produzidas tantas cores diferentes.“Acredito que precisa misturar as principais tintas para formar as novas cores”, afirma Isabella.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;