Economia Titulo
84,4% das empresas não pretendem contratar no 1º semestre, diz Fiesp
21/01/2015 | 11:54
Compartilhar notícia


A contratação de empregados por parte da indústria paulista deve ser menor no primeiro semestre deste ano na comparação com os seis primeiros meses de 2014. De acordo com a pesquisa Rumos da Indústria Paulista, elaborada pela Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), 84,4% dos entrevistados disseram que não pretendem contratar nos primeiros seis meses do ano, o pior resultado desde 2010.

O levantamento, que ouviu 424 indústrias, mostrou ainda que 50,9% acreditam que o governo federal reeleito não mudará nada o rumo econômico do País. A mesma pergunta foi feita no início do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, em 2011, e, na ocasião, apenas 28,2% das empresas afirmavam que o governo não mudaria nada.

Para o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), Paulo Francini, a principal dúvida dos empresários é "o quê o governo pensa a respeito da indústria". "Temos escutado vários comentários das intenções do governo com respeito a medida para reformar uma coisa ou outra, muitas delas dirigidas a questão fiscal", afirmou, em nota. "Tudo isso é importante. Porém, o que a indústria pode esperar enquanto a intenção que o governo tem reservado para ela?", disse.

Francini destaca que é preciso criar um "projeto de crescimento do País". "A indústria considera que para o país sua atividade é absolutamente indispensável e que o país não tem futuro de nação desenvolvida se não tiver indústria forte e sólida. Essa é a visão da indústria. Mas essa é também a visão do governo? Não sei", questiona.

Inflação

O levantamento mostrou ainda que a grande maioria das empresas (79,2%) acredita que o governo deve usar o aumento de juros para tentar conter a inflação. Apenas 11,6% dos entrevistados acreditam que a atitude do governo será o corte de gastos públicos.

Segundo o economista, o reflexo do aumento de tributos, anunciado essa semana pelo governo, foi antecipado pelo empresariado paulista no ano passado em sua perspectiva de baixo desempenho para 2015.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;