Memória Titulo Memória
Esquentando tamborins, pulando no tempo...

Aproxima-se o Carnaval. Tempo da Memória reviver o logotipo do Carnaval 1985...

Ademir Medici
17/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Aproxima-se o Carnaval. Tempo da Memória reviver o logotipo do Carnaval 1985. E lá se vão 30 anos... Em toda matéria publicada pelo Diário, aparecia este sinal do sambista estilizado para divulgar os efervescentes desfiles de ruas e a guerra de confete e serpentina nos salões.

Há três décadas as opções nos salões ainda eram numerosas. Assistiam-se aos desfiles em Santo André, São Bernardo e Mauá. Depois, os salões. Os blocos dos clubes desfilavam também na avenida e a animação espalhava-se por todos os recantos.

Era 1985, um estilo. E 40 anos antes? Uma das imagens que guardamos com carinho é esta do Carnaval de 1945, um presente herdado do músico Lulu Mendes. O Jazz Band Record, todo garboso, influência direta do jazz norte-americano mas com o estilo brejeiro do bom samba brasileiro, para animar os bailes carnavalescos da Sociedade Italiana instalada no coração da Vila de São Bernardo.

O jazz de 1945, os desfiles de 1985. E 2015, como será? Acompanhem nas páginas do Diário. E aguardem, que daqui a 30 anos, numa sequência cronológica, a gente vai relembrar em Memória como foram as folias do ano em que o mundo continuava a fazer a ‘guerra santa’. Tristemente.

DO CARNAVAL 1985

- Desfiles de São Bernardo realizados na Avenida Presidente Kennedy, entre a Rua Continental e a Avenida Senador Vergueiro.

- Carnaval popular em Diadema nas Avenidas Antonio Piranga e Fábio Eduardo Ramos Esquivel.

- Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra sem Carnaval por falta de verbas.

- Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Estação primeira de Utinga ensaia na Chácara Pignatari.

- Há vários anos a jornalista Claudia Muller era a carnavalesca número 1 do Diário. Pautava, cobria, cobrava. Remexia com os foliões, dos ensaios aos desfiles com jurados e contagem de pontos. Ela começou no Jornal de Jundiaí, sua cidade. Veio para o Diário. Fez história no Grande ABC, defendendo o patrimônio histórico, Paranapiacaba à frente. Transferiu-se para o Estadão. Aposentada, está de volta a Jundiaí. Saudades...

SÃO BERNARDO – Amanhã, ao meio-dia, missa em idioma italiano na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, recentemente promovida a basílica. A igreja revive um costume dos primeiros tempos da colonização italiana na cidade – século 19 e início do século 20 – e do período da imigração no pós-segunda guerra.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 17 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5725

Manchete – Figueiredo (presidente da República) não vê divergências em Tancredo (presidente eleito); telefoto da EBN mostra, em Primeira Página, os dois conversando no Palácio do Planalto.

Editorial – Constituinte e o discurso de Tancredo

Grande ABC – Chuvas voltam a fazer estragos em toda a região.

Trólebus – Projeto para o Grande ABC vai ser reestudado; Metrô revê desapropriações.

Ribeirão Pires – Em março, um novo terminal rodoviário.

Polícia – Removidos 14 detentos de Santo André.

Em 17 de janeiro de...

1910 – Morre, em Washington, o embaixador brasileiro Joaquim Nabuco.

1915 – A guerra. Da manchete do Estadão: ‘Os alemães evacuam as localidades da costa da Bélgica’.

- No futebol, Operário, de São Bernardo, 1, XX de Setembro 1; 1 a 0 para o XX entre os segundos quadros; São Caetano 5, Mão Negra 4; 0 a 0 entre os segundos quadros.

1930 – Pelo Campeonato da Segunda Divisão, o São Caetano EC vence o Oriente por 3 a 2 em seu campo; na preliminar, 5 a 1 para o São Caetano.

- Lançada em Londres a revista The Brazilian Press, o primeiro periódico brasileiro editado na capital inglesa.

1970 – Eleitas as personalidades e entidades de Santo André que receberão o Troféu João Ramalho: na música, Geraldo Rosa; no teatro, Antonio Petrin; no esporte, Randi EC; personalidade esportiva, Expedito Alencar.

Hoje

- Dia dos Tribunais de Contas do Brasil.

Santos do dia

- Santo Antonio do Deserto ou Antão do Egito (251-356). Abade. Aos 20 anos distribuiu aos pobres toda a sua fortuna para entregar-se à oração e à penitência no deserto. Faleceu, no Egito, aos 105 anos de idade. Segundo o almanaque Sei Tudo, de 1941, Antão é protetor dos cesteiros e marchantes.

- Leonila

- Mariano

- Rosalina

- Sulpício

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flash-back, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e ‘notícias no tempo’.

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – Os 140 anos do jornal O Estado de S.Paulo. Do contexto histórico de 1875. O surgimento de A Província de São Paulo. A luta em favor da República. O jornal ganha o atual nome, apelido Estadão. E mantém a linha editorial até os dias presentes. Quem fez e participou desta história. Apresentação: Camila Tchulinsk, nas férias de Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, Necy Pioli, assistente social da Instituição Irmã Maria Dolores, da Vila Pauliceia, São Bernardo. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Acidentes aéreos de grande repercussão no Brasil. O avião ‘Presidente’ da PanAm no começo da década de 1950. A morte do grupo Mamonas Assassinas. Farto material sonoro ilustrativo. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;