Setecidades Titulo
Mauá vai instalar 64 câmeras
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
06/01/2001 | 15:34
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá e a Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá) instalarão, até o fim de fevereiro, 64 câmeras de vigilância para monitorar parte da região central da cidade onde ficam lojas e agências bancárias. O custo total dessa instalação é de R$ 160 mil, valor que será dividido igualmente entre a Prefeitura e a Aciam.

O cabeamento para a instalação das câmeras já está quase completo, faltando apenas a definição de como ficarão as unidades nos prédios municipais que serão monitorados, como a Prefeitura e o Fórum. A central de monitoramento, que funcionará 24 horas com acompanhamento de guardas municipais, ficará em uma sala dentro do Terminal Metropolitano de Mauá.

A instalação está dividida pela linha férrea que corta a cidade. Na parte que fica do lado de baixo da linha, o cabeamento já está pronto e aguarda apenas a colocação das câmeras; no lado de cima, os cabos ainda não foram colocados.

“Faltam alguns detalhes para definir os locais onde ficarão as câmeras da Prefeitura e do Fórum Municipal. Ainda não sabemos se será na entrada do prédio ou no estacionamento, por exemplo; por isso falta definir se haverá necessidade de remanejamento de câmeras que ficariam em outros locais para equipar dois pontos da Prefeitura. Na segunda quinzena de janeiro, porém, essa área já estará com os cabos prontos para receber as câmeras, a serem instaladas até fevereiro”, garantiu o presidente da Aciam, Luiz Augusto Gonçalves de Almeida.

Cada tela de monitoramento tem capacidade para registrar as imagens de 16 câmeras simultaneamente, e o projeto de Mauá prevê a compra de quatro monitores. Para instalar mais câmeras, além das previstas no projeto, seria necessária a compra de mais um monitor. Isso impede que se pense em resolver a questão do número de pontos da Prefeitura ou do Fórum aumentando a quantidade de câmeras.

Locais – Os equipamentos vão monitorar pontos onde há grande passagem de pedestres, como corredores comerciais. Algumas áreas são: o Terminal Metropolitano, a Biblioteca Municipal, as avenidas Barão de Mauá, Rio Branco e Dom José Gaspar e as ruas Rui Barbosa, vereador Fernando Zanella e vereador Angelo Gianoni, entre outras. (Ver quadro nessa página com todos os pontos que serão monitorados).

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Paulo Eugênio Pereira Júnior, esta etapa dará início a uma fase de monitoramento geral em vários pontos de Mauá. “Nossa meta é a expansão desse projeto para outros bairros. Há até uma pressão por parte do Ministério Público para instalarmos câmeras nas divisas da cidade. Só que antes teremos de avaliar o funcionamento dessas 64 câmeras, para depois pensarmos em monitorar a cidade inteira”, afirmou Paulo.

Exemplo – Todo o projeto é baseado no sistema existente em Ribeirão Pires, que já mantém 48 câmeras vigiando a região central da cidade, inclusive instaladas e com manutenção feitas pela mesma empresa que realiza o serviço em Mauá, a Saci-KGB, de Campinas. O monitoramento será feito da mesma forma, pelos guardas municipais.

“Esse projeto é uma medida para inibir a ação de marginais no principal corredor comercial de Mauá. Assim como está dando certo em Ribeirão Pires, pretendemos que ajude a garantir mais segurança em nossa cidade”, disse Luiz.

Com o objetivo de melhorar o funcionamento da sala de segurança, um sistema de comunicação por rádio deverá ser instalado para integrar o trabalho da guarda municipal com a Polícia Militar. “Não adianta termos um excelente sistema de vigilância apenas para olhar o que está acontecendo. Com essa comunicação direta entre a PM e a Guarda Municipal, conseguiremos uma ação imediata; o guarda que está monitorando as imagens pode avisar, no momento da ocorrência, os policiais que ficam nos quiosques perto da sala de segurança para agirem”, afirmou Luiz.

Além do monitoramento e do apoio das polícias Civil e Militar, os guardas municipais terão duas motocicletas à disposição. “Os guardas ficarão com as motos e, assim que as câmeras registrarem uma ocorrência, poderemos avisá-los, via rádio. Eles chegarão mais rápido ao local, porque as motos permitem mais agilidade”, disse o comandante da Guarda Municipal, Maurício Rodrigues Monteiro.

O comandante acredita que o sistema inibirá a ocorrência de pequenos crimes. “No Centro, temos o furto de carteiras em lojas, por exemplo, em que as pessoas acabam nem registrando boletim de ocorrência. Com as câmeras, poderemos saber quem comete esses crimes e abordá-los com mais facilidade.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;