Política Titulo Reformulações
Paulo Pinheiro trocará quatro secretários em janeiro

Prefeito de S.Caetano fala em revitalizar governo, hoje
mal avaliado; Saúde será comandada por técnico da área

Por Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
28/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), anunciará quatro mudanças no secretariado na primeira semana de janeiro de 2015. O peemedebista fará a troca em pacote no alto escalão do Palácio da Cerâmica ao justificar proposta de revitalizar o governo, hoje mal avaliado em pesquisas internas junto à população.

O chefe do Executivo não revelou os novos nomes que irão compor a administração a partir da segunda metade do mandato, porém adiantou que uma das alterações será na Saúde, nomeando um médico, quadro técnico da área.

“Detectamos em pesquisas (qualitativas) que é necessário mudar. Faremos reformulações no início do ano que vem para conseguir atingir a revitalização pretendida”, sustentou Pinheiro, em entrevista ao Diário, sem antecipar as peças que vão integrar o novo quadro da ‘engrenagem’. Nos bastidores, o peemedebista sinaliza que deve chamar pessoas de fora da cidade e com experiência gerencial. Ao mencionar a Saúde na lista, o prefeito, de formação médica, afirmou que nos outros setores do Paço ainda há “conversa com quem vai substituir”.

Saúde é comandada apenas interinamente por Sallum Kalil Neto, que também chefia a Pasta de Governo. Ele passou a encabeçar a área após a crise no desabastecimento de remédios na rede pública, problema que provocou o afastamento do titular Mário Chekin – licença renovada até o começo do próximo mês. Vereador e amigo pessoal de Pinheiro, José Roberto Xavier (PMDB) chegou a ser cotado. O escolhido, contudo, tende a ser profissional renomado e de confiança para reorganização do setor.

Apesar do plano de gestão política para o último biênio, a cúpula do Paço avalia a necessidade de incluir nome reconhecido pelo mercado e que dê confiança técnica ao governo na Saúde. A área foi colocada como uma das prioridades do peemedebista durante a campanha eleitoral de 2012 e é hoje uma das Pastas mais contestadas da administração.

Levantamento do DGABC Pesquisas, publicado em setembro pelo Diário, indicou crescimento da reprovação do mandato de Pinheiro – a terceira queda consecutiva em sua avaliação –, com rejeição no patamar de 55,3% (17,3% de ruim e 38% de péssimo). O peemedebista recebeu nota 4,2 do eleitorado da cidade.

SEM RELAÇÃO

Pinheiro descarta que a modificação em bloco tenha relação com a derrota no pleito da presidência da Câmara, embora admita desgaste com o episódio. Líderes da oposição emplacaram o vereador Paulo Bottura (Pros) como presidente da mesa diretora para o próximo biênio em detrimento ao parlamentar Chico Bento (PP), nome apoiado pelo governo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;